Volume de serviços prestados no Rio de Janeiro cresce 2,3% em março

Resultado ficou acima da média nacional, que foi de 0,3%

Por Rodolfo Augusto

© Elza Fiúza/Arquivo Agência Brasil

O volume de serviços prestados no Estado do Rio cresceu 2,3% em março, na comparação com fevereiro. O resultado ficou acima da média nacional, que foi de 0,3%. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira (14/05) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O destaque no mês, segundo a pesquisa, foi a expansão do setor de transportes, serviços profissionais, administrativos e complementares, e os prestados às famílias.

´´O setor de serviços é um dos pilares da economia do Rio de Janeiro, responsável por grande parte da geração de empregos e da circulação de renda no estado e, portanto, extremamente importante para o desenvolvimento econômico e social fluminense. Investir e incentivar o fortalecimento do setor é fundamental para estimular a economia, atrair novos negócios e promover a inclusão social, garantindo cada vez mais oportunidades para os trabalhadores fluminenses e ampliando a competitividade do Rio de Janeiro no cenário nacional´´, ressalta o governador Cláudio Castro.

Ainda de acordo com a pesquisa do IBGE, o Rio de Janeiro teve o impacto mais importante em março. No acumulado do ano, o resultado do estado (3,2%) também ficou bem acima da média nacional, que foi de 2,4%.

´´O setor de serviços impulsiona fortemente a economia fluminense, abrangendo áreas como turismo, comércio e tecnologia. Ele gera grande parte dos empregos e contribui significativamente para o Produto Interno Bruto (PIB) do estado. Sua diversidade o torna essencial para o desenvolvimento e a resiliência econômica regional´´, destaca a secretária interina de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Fernanda Curdi.

Ainda de acordo com o IBGE, na comparação mensal, na passagem de fevereiro para março, o Rio de Janeiro liderou os ganhos do turismo, com um crescimento de 3,2%. Em relação a março de 2024, o índice de volume de atividades turísticas no Rio de Janeiro cresceu 17%.

Fonte: GOV.RJ

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS