Semed dá início às ações do Programa de Educação Ambiental em parceria com o Sistema Campo Limpo

Iniciativa é direcionada aos professores e alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental I

Por Sâmela Braga

Foto: Divulgação

A Secretaria de Educação (Semed) de São João da Barra deu início ao Programa de Educação Ambiental (PEA), iniciativa vinculada ao Sistema Campo Limpo, direcionado aos professores e alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental I, que este ano tem como tema “Mudanças Climáticas”. O trabalho é desenvolvido em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV) e com a Associação dos Revendedores de Insumos do Norte Fluminense (Assinf). O PEA está presente na rede municipal desde 2010 e este ano será desenvolvido em 18 escolas.

Nesta edição será promovido um concurso de redação para os alunos do 5º ano e de desenho para os estudantes do 4º ano, incentivando a reflexão crítica e criativa sobre os impactos ambientais e a busca por soluções sustentáveis. “É com entusiasmo que damos início a este PEA, que convida nossos alunos a refletirem e se expressarem sobre um dos maiores desafios da atualidade: as mudanças climáticas. A escola tem um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes e é por isso que acreditamos na importância de trazer essa pauta para dentro da sala de aula. Agradeço as parcerias valiosas de instituições comprometidas com a educação e com o meio ambiente”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Daniel Damasceno.

Representantes do InpEV e da Assinf se reuniram na última segunda-feira, 13, com coordenadores da Semed para o lançamento oficial das ações do Programa de Educação Ambiental. Estiveram presentes o presidente regional da Assinf, Carlos Frederico de Menezes Veiga, a secretária municipal de Meio Ambiente, Marcela Toledo, o orientador educacional Cláudio Adão, o coordenador Márcio Porfirio, o gerente geral Bruno Oliveira e a coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Máxima Santos.

O encontro marcou o início das atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo, com foco na conscientização ambiental de alunos e educadores da rede municipal. O PEA é realizado de forma simultânea em diversos estados do país, onde existem unidades de recebimento de embalagens do Sistema Campo Limpo — uma referência nacional em logística reversa de embalagens de defensivos agrícolas.

Os materiais pedagógicos estão sendo enviados às unidades escolares. A formação dos professores para uso do conteúdo está prevista para as próximas semanas, com início das atividades em sala de aula programado para o mês de junho. Os conteúdos são interdisciplinares e estão alinhados às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da Política Nacional de Educação Ambiental (Pnea), o que garante sua integração ao planejamento pedagógico de forma eficiente e significativa.

Fonte: Prefeitura de SJB

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS