Se seu lixo é coletado corretamente com frequência, é porque o trabalho dos garis se mostra essencial dentro de uma cidade. Em Campos, o serviço de coleta de lixo doméstico é prestado pela Vital Engenharia Ambiental, que conta com mais de 100 coletores atuando dia e noite. Wallace da Mota Gomes, de 42 anos, é coletor de resíduos há 16 anos e neste Dia do Gari, lembrado todo 16 de maio, ele conta um pouco de sua rotina.
“Pensam que é fácil, né, essa trajetória que nós estamos aí, mas é uma batalha que não é fácil. Mas é um serviço que a gente faz com amor, com prazer mesmo, o que nós temos executado aqui a cada dia”, disse o trabalhador.
Wallace disse que tem orgulho de seu ofício, embora muitas vezes tenha que lidar com transtornos no dia a dia. “Tem momentos que nós somos até humilhados por essa forma de trabalho, mas é muito importante também pelo que nós temos feito aí para a cidade. É muito justificativo o que nós temos feito. Tenho muito orgulho do que faço”, comentou.
O coletor também fez um apelo para a população. “As pessoas não deveriam jogar o lixo de qualquer maneira. Devem ensacar o lixo bonitinho, para quando a gente passar na correria, apanhar tudo certinho e jogar para dentro do caminhão. Entendeu? É isso que nós pedimos a todos aqueles moradores que venham compreender nosso trabalho”, disse.
Fonte: PMCG