Maio Amarelo reforça importância da doação de sangue para vítimas de acidentes

Com o aumento dos acidentes neste período, cresce também a demanda por bolsas de sangue

Por Rodolfo Augusto

Foto: Denise Ribeiro / Divulgação

O mês de maio é marcado pela campanha Maio Amarelo, que tem como objetivo chamar atenção para a segurança no trânsito e a preservação da vida. Pensando nisso, o Hemocentro Regional de Campos (HRC) reforça a importância da doação de sangue, especialmente para atender vítimas de acidentes que chegam ao pronto-socorro em estado grave.

Com o aumento dos acidentes neste período, cresce também a demanda por bolsas de sangue. Para evitar a queda nos estoques, o HRC intensifica a mobilização junto à população.

“A doação de sangue é um ato nobre e solidário, essencial para a saúde e sobrevivência de muitas pessoas. Por meio dela, conseguimos atender pacientes em cirurgias complexas ou em situações críticas, como os acidentes de trânsito”, explicou a assistente social do HRC, Maria Gonçalves.

De acordo com a diretora do Hemocentro, Sandra Chalub, a quantidade de sangue utilizada em pacientes vítimas de acidentes varia de acordo com a gravidade do caso. “Em casos de politrauma grave, que são pacientes com múltiplos ferimentos, o mínimo costuma ser duas bolsas. Mas, dependendo do tipo e da quantidade de sangramento, pode ser necessário utilizar de três a cinco bolsas”, destacou.

A assistente social Cristiane Barros também ressaltou o papel das instituições na mobilização de doadores. “É fundamental envolver empresas, escolas e outras instituições. Uma única bolsa pode salvar até quatro vidas. É um gesto de amor e solidariedade, e o trabalho em parceria com a sociedade faz toda a diferença”, afirmou.

Como doar

Para ser doador, é necessário: ter entre 16 e 68 anos (menores de idade devem apresentar autorização dos pais ou responsáveis), estar em boas condições de saúde, ter se alimentado adequadamente, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas e apresentar um documento original com foto (identidade, carteira de trabalho ou CNH).

As doações podem ser feitas no Hemocentro Regional de Campos, localizado na Rua Rocha Leão, nº 2, no bairro Caju. O atendimento é diário, das 7h às 18h, inclusive aos finais de semana.

Unidade móvel

Para ampliar o acesso, o Hemocentro também conta com uma unidade móvel, que estará em diferentes cidades da região ao longo de maio:

20/05 – Cambuci

22/05 – São José de Ubá

27/0 5– São Fidélis

29/05 – Santo Antônio de Pádua

Fonte: PMCG

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS