Em alusão a datas importantes para os profissionais da saúde no mês de maio, como o Dia do Enfermeiro (12), o Dia do Assistente Social (15) e o Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem (20), a Policlínica do Servidor realizou, nesta terça-feira (13), uma dinâmica de roda de conversa focada na saúde mental. A ação contou com a participação do psicólogo Ubirajara Gervásio, da neuropedagoga Odenise Toledo e da assistente social Laynni Gomes, que fazem parte da equipe do CAPS III Mackoul Moussalem, do Programa Saúde Mental. A equipe interagiu com os pacientes que aguardavam por consultas e exames laboratoriais, além de colaboradores da unidade.
O evento proporcionou uma oportunidade de reflexão e troca de experiências sobre o cuidado com a saúde mental, especialmente para os profissionais da área da saúde que lidam diariamente com a pressão e o estresse no atendimento aos pacientes. A equipe do CAPS III conduziu a roda de forma interativa, promovendo dinâmicas que estimularam o autoconhecimento e a valorização do autocuidado.
Carlos Roque da Silva, encarregado da Policlínica, destacou o sucesso da ação. “Os participantes ficaram muito satisfeitos e pediram que outras palestras e rodas de conversa semelhantes fossem realizadas. A saúde mental precisa ser discutida e tratada com a seriedade que merece”, destacou o encarregado.
A Policlínica do Servidor conta atualmente com 11 especialidades, sendo nove médicas e duas odontológicas. O local, que atende servidores públicos municipais, seus dependentes e profissionais da saúde associados do sindicato, exceto pelo pediatra, que é aberto à população, funciona à Rua Francisco Luís Rodrigues, nº 61, no Parque Julião Nogueira, no espaço onde funcionou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cantinho da Saúde.
Fonte: PMCG