Governo do Estado promove simulação de acidente para conscientizar sobre segurança no trânsito no Maio Amarelo

Ação conjunta entre Detran RJ e Corpo de Bombeiros mostrou, na prática, os riscos da imprudência e a importância do resgate rápido

Por Sâmela Braga

Foto: Divulgação

Como parte das atividades do movimento internacional Maio Amarelo, o Governo do Estado realizou, nesta terça-feira (20/5), uma grande ação de conscientização sobre segurança no trânsito, por meio de atividades do Detran RJ e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ). A ação ocorreu no Maracanã, ao lado do Parque Aquático Júlio Delamare, na Zona Norte do Rio, e contou com a participação de diversos órgãos e instituições parceiras.

Como destaque nas ações, foi simulado um acidente de trânsito entre um carro e uma motocicleta, com atendimento emergencial à vítima. A iniciativa teve como objetivo principal sensibilizar o público sobre os perigos da imprudência e a importância de atitudes responsáveis no trânsito. A simulação contou com a mobilização de três viaturas operacionais do CBMERJ — uma ambulância, um Auto-Tanque (AT) e um Auto Busca e Salvamento Leve (ABSL) — reforçando os procedimentos adotados em ocorrências reais. A atuação dos militares permitiu ao público entender de forma concreta a gravidade de um acidente e os protocolos utilizados para salvar vidas.

“A campanha Maio Amarelo é um alerta fundamental para todos. Como Corpo de Bombeiros, estamos na linha de frente do socorro e testemunhamos diariamente as graves consequências da imprudência no trânsito. Cada acidente evitado representa uma vida preservada. Por isso, reforçamos nosso compromisso com a educação no trânsito e a conscientização da população”, destacou o secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Tarciso Salles

Detran RJ promove experiências imersivas com foco na prevenção

Paralelamente à simulação, o Detran RJ ofereceu dinâmicas educativas conduzidas pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito. Entre as atividades, o público experimentou óculos que simulavam os efeitos do álcool, drogas e privação de sono, além de vivenciar os pontos cegos de ônibus, por meio da troca de papéis entre motociclistas e motoristas. Durante as ações, motociclistas receberam coletes refletivos, antenas corta-pipa e capacetes como incentivo à pilotagem segura.

“Todas as atividades educativas são importantes para conscientizar o condutor sobre sua responsabilidade no trânsito, mas a simulação de um acidente demonstra claramente as consequências da imprudência. Nossa missão é alertar toda a sociedade sobre os riscos de conduzir um veículo sem os cuidados necessários”, pontuou o presidente do Detran RJ, Vinicius Farah.

O motofretista Eduardo Costa, de 26 anos, foi um dos que acompanharam a simulação de perto. Para ele, a encenação trouxe reflexões profundas sobre a rotina nas ruas.

“Quando presenciamos o resgate de uma vítima, ficamos ainda mais conscientes sobre a necessidade de dirigir de forma defensiva e com atenção redobrada. Um acidente pode ser fatal ou deixar sequelas. É impossível sair indiferente depois de ver isso”, relatou Eduardo.

Alerta em números

Dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros mostram um aumento expressivo nos atendimentos relacionados a acidentes de trânsito. Em 2023, foram registrados 63.812 chamados. Em 2024, esse número aumentou para 73.919. Apenas entre janeiro e abril de 2025, foram 21.267 ocorrências, superando o mesmo período do ano anterior.

Os acionamentos de veículos subiram de 39.551 (2023) para 46.384 (2024). As quedas de veículos — especialmente de motos, também aumentaram e em 2024 o CBMERJ atendeu 15.078 chamados, sendo 15.078 relacionados a motociclistas. No ano anterior, foram 13.040 ocorrências, com 12.256 envolvendo motos. O número de atropelamentos também preocupa: foram 9.206 em 2023 e 9.641 em 2024 — com 3.361 registros já em 2025.

A ação no Maracanã teve ainda a participação da CET-Rio, Rio Ônibus, INTO, Cedae, Operação Lei Seca, Secretaria Municipal de Saúde, aplicativo 99 e Honda. A campanha Maio Amarelo, que completa 12 anos em 2025, reforça o papel da sociedade e do poder público na promoção de um trânsito mais seguro, justo e humano.

Fonte: Detran RJ

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS