Alerj articula parceria com a Secretaria de Educação para fortalecer prevenção ao uso de drogas entre jovens

A reunião contou com a participação da Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale)

Por Rodolfo Augusto

Foto: Ascom ALERJ

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), por meio da Comissão de Prevenção ao Uso de Drogas e Dependentes Químicos em Geral, realizou nesta quarta-feira (21) uma audiência pública com foco na construção de políticas públicas voltadas à prevenção do uso de álcool e outras drogas entre os jovens. A reunião contou com a participação da Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale).

O presidente das duas comissões responsáveis pelo debate, deputado estadual Danniel Librelon (Rep), destacou a urgência de atuar com foco em compreender a realidade de cada família.

“A família tem papel crucial na formação de valores, na transmissão de afeto, limites e responsabilidade. É no ambiente familiar que se constrói a base emocional que pode proteger crianças e adolescentes do envolvimento de substâncias envolvendo álcool e droga. Enquanto hoje nos estamos debatendo sobre este tema, amanhã nasce uma nova substância.” afirmou Librelon.

Durante o encontro, foi anunciada a formação de um Grupo de Trabalho (GT) que irá aprofundar as discussões e articular ações integradas junto à Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), com o objetivo de implementar medidas preventivas nas escolas. A proposta é desenvolver estratégias de conscientização que dialoguem diretamente com a realidade dos estudantes e fortaleçam o papel da escola como espaço de orientação e proteção.

A deputada Tia Ju (REP), presidente da Unale, reforçou a importância de intensificar o debate e a atuação preventiva em todo o país:
“Esse é um tema extremamente sensível para nós. Estudos apontam que mais de 35 milhões de pessoas no Brasil já sofrem com transtornos relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Estamos vendo crianças enfrentando quadros de depressão cada vez mais cedo. Por isso, é fundamental estarmos atentos e reforçarmos que a prevenção ainda é o melhor caminho”, destacou a parlamentar.

Douglas Manassés, Superintendente Terapêutico na Subsecretaria de Políticas Inclusivas da Casa Civil do Estado do Rio de Janeiro, alertou sobre os danos sociais e familiares causados pelo uso de drogas, ressaltando a urgência na implementação de políticas efetivas.

O tenente-coronel Carlos Pimenta, representando a Polícia Militar do Estado, abordou o papel nocivo da propaganda na normalização do consumo de substâncias como álcool e cigarros eletrônicos. Ele enfatizou que é necessário regular essas publicidades que promovem esses produtos como sinônimos de status e diversão.

Participaram também da audiência a presidente da comissão OAB Vai à Escola da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Alcilene Mesquita; a defensora pública Letícia Kirchhoff; o superintendente da Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química, Paulo Oliveira; e o coordenador do Núcleo de Atenção às Pessoas com Problemas Relacionados ao Álcool e Outras Drogas do Hospital Universitário São Francisco de Assis, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Márcio Farias.

Ao final do encontro, o deputado Danniel Librelon anunciou a realização de um Simpósio, que acontecerá no dia 26 de junho, na Fecomércio RJ, reunindo representantes da sociedade civil para aprofundar o debate e fortalecer as ações de prevenção no estado do Rio de Janeiro.

Fonte: Ascom ALERJ

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS