Alunos, representantes e profissionais da educação lotaram o Auditório Municipal na tarde desta quinta-feira, 22, para a solenidade de posse das novas diretorias dos grêmios estudantis. Eles funcionam nas 12 escolas da rede municipal de ensino de São João da Barra que possuem turmas dos anos finais do ensino fundamental.
As diretorias eleitas para o biênio 2025/2027 são compostas de presidente, vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, diretor social e cultural e dois suplentes. É essa diretoria que vai representar os alunos junto à administração da escola, apresentando suas ideias, opiniões e contribuir com a ampliação do acesso à cultura, arte, cidadania e esporte dentro do ambiente escolar.
A formação dos grêmios foi incentivada pelos orientadores educacionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que têm como coordenadores Elielson Rocha e Priscila Peixoto. Todas as etapas ocorreram de forma democrática e autônoma, com o envolvimento de várias outras equipes.
Os alunos foram atuantes em todo o processo, desde a inscrição de chapas até a eleição, durante os meses de março e abril. Os grêmios são a maior ferramenta de luta pelos direitos dos estudantes e aliados fundamentais no esforço cotidiano por um ambiente escolar acolhedor e inclusivo.
“Espero que com nosso grêmio a gente possa trazer melhorias para a escola, que o que a gente está propondo possa ser realizado”, afirmou Natália da Silva de Souza, 13 anos, aluna do 8º ano e presidente do grêmio da Escola Municipal Manoel Alves Rangel, de Quixaba.
O secretário municipal de Educação, Daniel Damasceno, destacou a importância da representatividade feminina na liderança do movimento estudantil na rede municipal: “ver as meninas à frente do processo, liderando, em uma cidade governada por prefeita, é a demonstração do empoderamento feminino”, destacou, acrescentando que os gremistas empossados têm o desafio de dar voz aos alunos respeitando as diferenças. “Liderar significa servir, ter atitude positiva e lidar com a diferença, conviver de forma inclusiva, que é o desafio hoje na sociedade”.
A solenidade de posse contou com as presenças da coordenadora-geral de Educação da Semed, Janaína Monteiro, da ex-presidente do grêmio da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza, do Açu, Mayara Barreto, e do ex-gremista da rede municipal e atual gremista da rede estadual, Ezequiel Barreto.
Confira as chapas eleitas e os presidentes empossados para o próximo biênio:
Escola Municipal Dr. Newton Alves
“Saber em ação”
Victor Hugo Pereira dos Santos
Escola Municipal Luiz Délio Mendonça
“Nova Geração”
Jhúllya Nunes Rangel
Centro Municipal de Educação Avançada I
“Vozes que Inspiram a Inovação”
Ana Sophya Toledo Ribeiro
Centro Municipal de Educação Avançada II
“Nova atitude”
Kauan Dornelas Pessanha
Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa
“Visão do futuro”
Gabriel Cardoso de Souza
Escola Municipal Elysio de Magalhães
“Unidos pelo futuro”
Sarah Ferreira de Souza
Escola Municipal João Flávio Batista
“União”
Jhulia Fernandes Monteiro
Escola Municipal Amaro de Souza Paes
“Unidos e fortes”
Ana Flávia Gomes Alves
Escola Estadual Municipalizada Manoel Ducas de Brito
“Visionários”
Maria Vitória Faísca Nogueira
Escola Estadual Municipalizada Luiz Gomes da Silva Neto
“Unidos pelo futuro”
Lara da Silva Santos
Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza
“Mentes brilhantes em ação”
Raphael Elias Bandeira Pessanha
Escola Municipal Manoel Alves Rangel
“Um conjunto para a melhoria da escola”
Nathalia da Silva de Souza
Fonte: Prefeitura de SJB