Rede de proteção promove roda de conversa sobre o Maio Laranja

Encontro foi realizado nessa quinta-feira (22), na sede da Guarda Municipal, e reuniu agentes do Grupamento de Ronda Escolar, do Programa Saúde na Escola, do Programa FortaleSer e demais integrantes da rede de proteção

Por Sâmela Braga

Foto: GCM / Divulgação

O Maio Laranja, campanha de conscientização de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, foi tema de uma roda de conversa promovida pela Guarda Civil Municipal (GCM), nessa quinta-feira (22). O encontrou reuniu agentes do Grupamento de Ronda Escolar (GRE), do Programa Saúde na Escola (PSE), do Programa FortaleSer da Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ), além de integrantes da rede de proteção.

O objetivo da roda de conversa foi ampliar a integração e a troca de informações para a instrução dos agentes.

“A Guarda Municipal recebeu a rede de proteção e os programas do município, programas que têm a nível estadual e nacional, para participarmos desse momento tão importante no município, que é o trabalho e o tema proteção das crianças e adolescentes e também o combate à exploração e violência sexual contra essas pessoas. Então, a Guarda Municipal abre as portas para discutirmos da melhor forma possível o nosso atendimento e atender os nossos colaboradores da instituição Guarda Civil Municipal e também as pessoas da rede no geral”, destacou o comandante da GCM, Wellington Levino.

A coordenadora do Programa FortaleSer, Valéria Peçanha, ressaltou que a luta é de todos. “Esse encontro de hoje, como os outros encontros nesse Maio Laranja, é para fortalecer a rede de proteção no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. É um papel de todos nós, de toda a sociedade, de estar envolvido nesse enfrentamento para formar multiplicadores das informações de prevenção para que todos nós, juntos, possamos interromper esse ciclo de violência na nossa região, como no nosso país. É de grande importância, é uma missão contínua, não termina agora no Maio Laranja, e cada vez mais nós vamos fortalecendo essa rede em prol da proteção da criança e do adolescente, que todos nós somos responsáveis a garantir essa proteção à criança e adolescente”, comentou.

Quem também participou do encontro foi o coordenador do PSE, João Paulo de Oliveira. “Nós do PSE já trabalhamos essa temática ao longo do ano todo, mas durante o mês de maio nós intensificamos, e essa parceria com a Guarda Civil Municipal, juntamente com o Programa FortaleSer e membros da rede de proteção, só agrega cada vez mais esse tipo de informação que precisa ser levada, e nós entendemos que informação é proteção”, disse.

A gerente de Proteção Social da GCM, Giselle Pereira Gomes, disse que a roda de conversa foi enriquecedora sobre o papel da sociedade na proteção de crianças e adolescentes. “A ação promovida pela Guarda Civil Municipal, em parceria com os programas FortaleSer e Saúde na Escola, foi um momento extremamente enriquecedor para todos os agentes da instituição. A palestra sobre o Maio Laranja trouxe uma reflexão profunda sobre o nosso papel na proteção das crianças e adolescentes contra qualquer forma de abuso e exploração sexual. Fortalecer esse conhecimento dentro da corporação é essencial para que possamos atuar com ainda mais sensibilidade, preparo e responsabilidade. A integração com os programas sociais e de saúde amplia nossa visão e reforça o compromisso da Guarda Civil Municipal com a promoção de um ambiente mais seguro e humano para nossa comunidade”, afirmou.

Fonte: PMCG

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS