Um grupo formado por 14 norte-americanos, sendo 11 alunos e três professores do curso de Farmácia da Palm Beach Atlantic University, no estado da Flórida, participa de um City Tour especial nesta quinta-feira, 29 de maio, data histórica para Campos. Este ano, no dia 29 de maio, serão comemorados 348 anos de instalação da Vila de São Salvador que, mais tarde, deu origem ao município de Campos. O grupo que fará o City Tour está em Campos desde essa segunda-feira (26) para um intercâmbio com o curso de Farmácia da Faculdade de Medicina de Campos (FMC).
“São 190 anos como cidade, mas a história do nosso município começa muito anos e, no dia 29, comemora 348 anos, ou seja, já são quase três séculos e meio”, destaca o guia de turismo Everaldo Reis, que acompanha os grupos no projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo para divulgar Campos para os campistas e visitantes de outras cidades, estados e países.
O passeio desta quinta-feira (29), acompanhado pelo guia de turismo Everaldo Reis, começa às 8h. “Vamos sair da Faculdade de Medicina, fazer parte do percurso de ônibus e, depois, percorrer o Centro Histórico, até chegar à Igreja São Francisco, onde está o marco histórico de instalação da Vila de São Salvador, em 1677”, adianta o guia.
Entre os locais visitados estão a Igreja e o Cais da Lapa; o quadrilátero histórico que se estruturou no entorno da Praça Barão de Rio Branco, mais conhecida como Praça do Liceu, formado pelos prédios históricos, como o Palácio Nilo Peçanha, onde funciona hoje a Câmara de Vereadores e que já foi o Fórum; a Villa Maria; e o Liceu de Humanidades de Campos. “É um conjunto arquitetônico que reflete a história e a cultura da cidade, com elementos que remetem ao final do século XIX e início do século XX”.
Na área central, o grupo percorrerá a Praça Santíssimo Salvador, que possui ao seu redor o Solar Visconde de Araruama, que abriga o Museu Histórico de Campos; o Hotel Gaspar; a Catedral Diocesana; o Monumento aos Expedicionários e o Chafariz Belga, na Praça das Quatro Jornadas.
O grupo seguirá para o Boulevard Francisco de Paula Carneiro, onde está o Pelourinho, o primeiro a ser erguido em Campos e que era utilizado para castigar escravos e criminosos. Em seguida, a Igreja Nossa Senhora do Carmo, uma igreja histórica, construída em 1752 em estilo barroco, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Vila de São Salvador — A Vila de São Salvador, que deu origem a Campos dos Goytacazes, foi instalada em 29 de maio de 1677. A instalação ocorreu em terras doadas a Salvador Correia de Sá e Benevides, por volta de 1674. A Vila foi criada devido à existência de uma capela de São Salvador, construída em 1652, e também por alagamentos na região. A Vila de São Salvador foi elevada à categoria de cidade em 28 de março de 1835 e, este ano, completou 190 anos de elevação. O nome da cidade foi alterado para Campos dos Goytacazes em 1988, em homenagem aos primeiros habitantes da região.