Quissamã recebe comitiva do Museu de Arte do Rio para visita institucional a patrimônios históricos e culturais

Por Arthur Miranda

O município de Quissamã recebeu, nesta semana, uma comitiva do Museu de Arte do Rio (MAR) para uma visita institucional voltada ao fortalecimento do diálogo e à valorização do patrimônio histórico, cultural e turístico local. A programação incluiu visitas a importantes espaços de preservação da memória do município, como o Museu Casa Quissamã e o Complexo Cultural Fazenda Machadinha, referência na conservação e difusão da cultura e da história afro-brasileira.

A iniciativa teve como objetivo apresentar aos representantes do MAR a riqueza histórica e cultural de Quissamã, além de promover a troca de experiências e ampliar as possibilidades de cooperação em ações voltadas à preservação da memória, à valorização da cultura e ao desenvolvimento de projetos culturais.

A comitiva do Museu de Arte do Rio foi composta pelo diretor executivo do MAR, Marcelo Velloso; pelo curador-chefe, Marcelo Campos; pela coordenadora-geral de Administração, Gabriela Castilho; pela gerente de Curadoria, Amanda Bonan; pela gerente de Relações Institucionais, Carla Cal; pela gerente de Novos Negócios, Carolina Cavalcante; pela gerente de Produção, Stella Paiva; pela assistente de Novos Negócios, Ândrea Müller; e pelo supervisor de Design, Bernard Gotelip.

A secretária municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer, Amanda Fragoso, destacou a importância da visita para a valorização da história e da identidade cultural de Quissamã.

“Receber a equipe do Museu de Arte do Rio em nosso município representa uma importante oportunidade de apresentar a riqueza do patrimônio histórico, cultural e turístico de Quissamã. Espaços como o Museu Casa Quissamã e o Complexo Cultural Fazenda Machadinha preservam memórias fundamentais para a compreensão da nossa trajetória e da identidade do nosso povo. Essa troca de experiências fortalece as ações de preservação da história local e abre perspectivas para futuras parcerias e projetos culturais”, afirmou a secretária.

A programação também contou com a participação de representantes da UNEGRO (União de Negros pela Igualdade) – Unidade Quissamã: Cidineia da Rocha Paschoal Bore, Maria Aparecida Fagundes Lisboa, Meire Paiva de Carvalho e Rosangela Nascimento Santana. A presença da entidade reforçou a relevância da valorização da cultura afro-brasileira e da preservação da memória das comunidades tradicionais que integram a história e a identidade do município.

Fonte: PMQ

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS