Entre janeiro e maio deste ano, a Guarda Civil Municipal de Campos dos Goytacazes registrou mais de 1.200 autuações por estacionamento irregular em calçadas e outras 170 por circulação de veículos sobre os passeios públicos.
Segundo a corporação, as fiscalizações foram intensificadas em diferentes pontos da cidade, principalmente em áreas de grande circulação. Apesar disso, o número de infrações ainda é considerado alto, mesmo com redução em relação ao mesmo período do ano passado.
O comandante da Guarda Civil Municipal, Anderson Batista Cardoso, informou que o trabalho inclui ações de fiscalização e conscientização de motoristas.
Moradores e comerciantes relatam que o problema segue frequente no município, especialmente no Centro, onde veículos estacionados em calçadas e em frente a garagens dificultam a passagem de pedestres e geram conflitos.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), trafegar sobre calçadas é infração gravíssima, com multa de R$ 880,41 e sete pontos na CNH. Já o estacionamento no passeio é infração grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira.


