A Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) está com toda sua equipe preparada para receber os visitantes nos 24 cemitérios do município, nesta quinta-feira (02), quando se celebra o Dia de Finados. No Cemitério do Caju, o maior de Campos, os ambulantes já estão comercializando flores e velas.
“Estamos com todos os funcionários à disposição dos que forem homenagear seus entes queridos. Preparamos os cemitérios para que as famílias possam se sentir acolhidas. No Cemitério do Caju, além dos guias de quadra e equipe de limpeza atuando em tempo integral, estamos com o setor jurídico e de informações na administração, dando direcionamento e suporte necessário aos visitantes”, disse o gerente de Cemitérios, Júlio César Ribeiro.
A Prefeitura de Campos preparou ainda, toda estrutura para as celebrações de missas e cultos próxima à alameda principal. As missas acontecem às 8h, 10h, 14h e 16h.
LIMPEZA
Desde o início da semana, a Subsecretaria de Limpeza Pública, Praças e Jardins está atuando no entorno dos principais cemitérios, a fim de manter seus acessos limpos. A secretária de Limpeza Pública, Praças e Jardins, Simone Muniz, explicou que a exemplo dos anos anteriores, as equipes foram designadas especialmente para atuar no entorno dos principais cemitérios, para que seus visitantes possam ter o acesso limpo. “Após o Dia de Finados, as equipes vão retornar para nova limpeza, a fim de manter o ambiente limpo, pois sempre tem descarte de flores, garrafas e copos plásticos”.
PETI
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), está percorrendo os principais cemitérios do município em uma ação de combate ao trabalho de crianças e adolescentes. Nesta quarta-feira (01), uma equipe esteve panfletando e conscientizando os visitantes para que não utilizem essa mão-de-obra, já que trabalho infantil é crime. A ação acontece no cemitério do Caju, e deve prosseguir nesta quinta-feira (02), Dia de Finados.
A Secretaria orienta a população ao ver uma criança em situação de trabalho e violação dos seus direitos a denunciar através do Disque 100 ou o contato da força-tarefa (22) 98147-0119.
De forma permanente, as ações acontecem em parceria com Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro e Conselhos Tutelares.
Fonte: Ascom Campos