Estão deixando a Nação sonhar! O Flamengo venceu o Bragantino por 1 a 0, no Maracanã, nesta quinta-feira, 23, em jogo válido pela 30ª rodada, e chegou de vez para brigar pelo título do Brasileirão em 2023.
Com gol de Arrascaeta, a equipe de Tite chegou a quarta partida sem perder na temporada, empurrou os paulistas para fora do G-4 e pulou para a terceira posição, dois pontos atrás do líder Palmeiras, que tem 62 e um atrás do rival Botafogo.
Primeira etapa eletrizante
O primeiro tempo foi muito intenso no Maracanã, com ambos os times propondo o jogo e buscando atacar. O Bragantino começou melhor e criou as oportunidades mais perigosas, enquanto o Flamengo, apesar de se esforçar e buscar atacar o adversário, tinha dificuldades para sair do campo defensivo, mesmo com mais posse de bola.
Pelo lado esquerdo, Juninho Capixaba construiu boas jogadas de causou dor de cabeça na defesa rubro-negra. Aderlan foi quem desperdiçou a maior chance, ao receber lançamento de Lucas Evangelista na intermediária, ganhar de Leo Pereira, sair cara a cara com Rossi e finalizar à esquerda da meta carioca.
O Flamengo melhorou no jogo conforme seus pontas passaram a participar mais, construindo jogadas pelos extremos do campo, e passou a levar perigo ao gol de Cleiton, primeiro com Matheuzinho e depois com Everton Cebolinha, ambos chutando de fora da área. Em seguida, com duas jogadas de escanteio, o Mengão também obrigou o goleiro do Bragantino a trabalhar. Apesar das grandes chances para os dois lados, os times foram para o vestiário sem abrir o placar.
Segundo tempo dinâmico
Na volta do intervalo, Tite sacou Matheuzinho e Luiz Araújo, para as entradas de Wesley e Pulgar, dando mais liberdade para Gerson atacar, caindo pela direita. A segunda etapa foi tão agitada quanto a primeira. Logo no ínicio, Léo Pereira quase marcou de bicicleta, após uma bela jogada de Cebolinha. Logo depois, foi a vez do time de Bragança Paulista, com Eduardo Sasha, que mandou de cabeça na trave, arrancando um sonoro suspiro dos torcedores no Maracanã.
Porém, a máxima do futebol nunca falha: Quem não faz, leva! Tite trocou Thiago Maia por Bruno Henrique e, aos 30 minutos, após muitas tentativas de ambos os lados, o ídolo da Nação começou a jogada que finalmente abriu o placar: BH, pelo lado direito, acionou Arrascaeta, que fez bonita tabela com Pulgar para se desvencilhar da marcação, saiu na cara do gol e bateu deslocando Cleiton.
Bola na rede! Festa rubro-negra no Maracanã, com direito a Tite correndo até a bandeirinha do escanteio para comemorar gol que dava a vitória ao Flamengo e o mantinha vivo na luta pelo sonhado título em 2023!
Após sofrer o gol, o Massa Bruta mexeu e se lançou ao ataque. Helinho e Matheus Fernandes deixaram o gramado, dando lugar para Alerrandro e Thiago Borbas, mas o tiro saiu pela culatra em um lance polêmico envolvendo o segundo. Depois de disputar uma bola com Pulgar, o atacante do Bragantino reclamou de forma acintosa com o árbitro e recebeu o vermelho direto. A expulsão foi um balde de água fria e acabou por frustrar qualquer reação do time paulista, determinando a manutenção do 1 a 0 no placar. Vitória do Malvadão, que agora é franco candidato ao título do Brasileirão.
Como fica a classificação?
1°: Palmeiras – 62 pontos (34 jogos)
2°: Botafogo – 61 pontos (34 jogos)
3°: Flamengo – 60 pontos (34 jogos)
4°: Grêmio – 59 pontos (34 jogos)
5°: Bragantino – 59 pontos (34 jogos)
6°: Atlético-MG – 57 pontos (34 jogos)
Próximos compromissos
O Flamengo volta a campo no domingo, às 18h30, contra o América-MG, em Uberlândia, no Estádio Parque do Sabiá. O Bragantino viaja até Porto Alegre para entregar o Internacional, no Beira-Rio, no mesmo dia e horário.
Ficha da Partida
Finalizações: 16 para o Fla, 19 para o Bragantino
Finalizações no gol: 4 para o Fla, 3 para o Bragantino
Posse de bola: 53% para o Fla, 47% para o Bragantino
Total de passes: 432 para o Fla, 389 para o Bragantino
— 30ª rodada do Campeonato Brasileiro –
Data e horário: 23 de novembro de 2023, às 21h30 (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MS)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Matheuzinho, Thiago Maia, Fabrício Bruno, Ayrton Lucas (FLA); Juninho Capixaba, Luan Cândido, Helinho (BGT)
Cartões vermelhos: Thiago Borbas (BGT).
Gols: Arrascaeta (FLA), aos 29 min do 2° tempo.
FLAMENGO: Rossi; Matheuzinho (Erick Pulgar), Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia (Bruno Henrique), Gerson e Arrascaeta; Cebolinha, Luiz Araújo (Wesley) e Pedro (Varela). Técnico: Tite.
BRAGANTINO: Cleiton; Aderlan (Hurtado), Léo Ortiz, Luan Cândido e Juninho Capixaba (Guilherme); Jadsom, Matheus Fernandes (Thiago Borbas) e Lucas Evangelista; Helinho (Alerrandro), Vitinho (Mosquera) e Sasha. Técnico: Pedro Caixinha.
Fonte: Jorge Guilherme