Segue até o próximo dia 30 a segunda etapa da Campanha Nacional da Vacinação contra a Febre Aftosa e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informa que, este ano, não haverá prorrogação. A campanha prevê a imunização de animais de até 24 meses. Em Campos, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca disponibiliza, gratuitamente, doses da vacina e aplicador (agente de saúde animal) para atendimento a produtores rurais com retalho de até 40 cabeças de gado.
A meta da Secretaria de Agricultura é vacinar contra a aftosa cerca de 3.500 bovinos de todas as idades. O médico veterinário Ramiro Elvio de Souza diz que nove vacinadores estão atuando na campanha. A relação dos pequenos produtores beneficiados pela Prefeitura é disponibilizada pela Defesa Agropecuária do Estado.
O médico veterinário lembra que, no estado do Rio, a vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa ainda é obrigatória e os custos com a aquisição e aplicação das doses devem ser arcados pelos produtores, a fim de manterem o rebanho livre da doença. “Geralmente, a campanha é prorrogada, mas o Mapa está alertando que isso não ocorre nesta segunda fase. Então, os pecuaristas devem promover a imunização de seus rebanhos até dia 30 deste mês”, frisou Ramiro.
Fonte: Ascom Campos