Campos segue ofertando, aos sábados e domingos, as vacinas de rotina previstas no Plano Nacional de Imunização, contra Covid-19 e, também, contra a gripe. Os atendimentos ocorrem das 8h às 17h, na sede da Secretaria Municipal de Saúde, Clínica da Criança e Unidade Pré-Hospitalar de Travessão. Nos três locais, o funcionamento é das 8h às 17h.
A atualização da caderneta de rotina, feita para as pessoas com idade a partir dos 2 meses de vida, terá os seguintes imunizantes: Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP), Vacina Oral contra Poliomielite (VOP), Tríplice Viral, Hepatite B, Pentavalente, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela e DTP.
Para os adolescentes, os imunizantes são Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Difteria e Tétano Adulto e Meningocócica ACWY. Já para os adultos, DT, Hepatite B, Febre Amarela e Tríplice Viral.
Todas as pessoas acima dos 6 meses de vida também podem receber a vacina Influenza, que previne contra a gripe.
“O atendimento aos sábados e domingos é um facilitador, principalmente para os pais que trabalham e não conseguem levar os filhos na UBS durante os dias da semana. Essa estratégia começou com a vacinação contra a Covid-19 e estendemos para as de rotina e gripe já algum tempo. Não há motivo para não se proteger e também proteger as crianças e adolescentes”, disse o assessor técnico de Imunizações da SMS, Leonardo Cordeiro.
Contra a Covid-19 serão aplicadas as três doses Pfizer Pediátrica às crianças de 5 e 11 anos, 11 meses e 29 dias. O intervalo entre a 1ª e a 2ª dose é de oito semanas. A 3ª dose, que é o reforço de ambos os imunizantes, deve ser administrada quatro meses após a 2ª.
Já as pessoas maiores de 12 anos serão vacinadas com a dose de reforço da vacina bivalente. Para receber o imunizante é necessário respeitar o prazo de quatro meses a partir da aplicação da 2ª dose do esquema vacinal primário ou da última dose de reforço (3ª ou 4ª dose).
Devem ser apresentados, no ato da vacinação, documento com foto, CPF ou cartão do SUS, além da caderneta de vacinação. Já o cartão de vacina contra a Covid-19 será exigido juntamente com os documentos pessoais para quem for receber os imunizantes contra a doença.
Fonte: Ascom Campos