Neste domingo, 14 de janeiro, Alcoólicos Anônimos comemora 56 anos de atividades em Campos dos Goytacazes. A data marca a fundação do grupo Central e para celebrar o aniversário será realizada uma reunião comemorativa no domingo, a partir das 19h e a comunidade está convidada para participar e conhecer mais sobre o trabalho de A.A. na cidade.
De acordo com o Escritório de Serviços Locais de Alcoólicos Anônimos em Campos, a história da irmandade na cidade teve início com um pedido de ajuda de uma esposa de um alcoólico, em 1967.
“Ela escreveu para uma emissora na capital Rio de Janeiro e a carta foi entregue a um grupo de A.A.. Um dos membros se prontificou a vir a Campos fazer a abordagem e foram feitas algumas reuniões em caráter experimental até que o Grupo Central foi instalado nas dependências da igreja Santa Efigênia, em 14 de janeiro de 1968”.
Atualmente, há 10 grupos em Campos dos Goytacazes e região. Em Campos, estão localizados em diversos bairros, como Jardim Carioca, Penha, Parque Corrientes e Centro, sendo realizadas mais de 25 reuniões semanalmente.
“É fundamental a conscientização de que o alcoolismo afeta todo o sistema familiar e seus membros adoecem. Nestes 56 anos de existência do A.A. em Campos dos Goytacazes, temos a alegria de comprovar que tem como estacionar esta compulsão. Ficar sem beber e incluir outras opções de lazer e socialização traz vida saudável e sóbria para toda a família! Recuperação é seriedade e comprometimento com a saúde física e mental, tornando a pessoa útil, funcional e exemplo de mudança de vida. Vejo por cada membro que conheço que é possível. Só por hoje!”, destaca Gabriela Henrique, psicóloga especialista em dependência química e vice-presidente da Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos no Brasil.
O alcoolismo é uma doença crônica e multifatorial que tem tratamento. De acordo com dados mais recentes do Covitel, 6 milhões de pessoas adultas no Brasil bebem num padrão de consumo perigoso, com risco de dependência (6,6% entre os homens e 1,7% entre as mulheres). Entre os sinais de alerta estão o forte desejo pela bebida, não conseguir parar de beber depois que começou e/ou uso continuado apesar das consequências negativas, como conflitos familiares ou profissionais em decorrência da bebida.
No site de Alcoólicos Anônimos, a pessoa pode responder um questionário de 12 perguntas para descobrir se tem ou não problema com bebida alcoólica. Responder positivamente quatro ou mais vezes pode ser um indicativo de uma relação problemática com o álcool.
Neste caso, se algum dia a pessoa precisar de ajuda, A.A. terá satisfação em recebê-la. O único requisito para tornar-se membro de A.A. é o desejo de parar de beber e não há necessidade de pagar taxas nem mensalidades. Para localizar o grupo de recuperação mais próximo em Campos dos Goytacazes, ligue para (22) 2722-4505, de segunda a sexta, das 9h às 17h, ou acesse: https://www.aarj.org.br ou o aplicativo AARJ.