Após reunião nesta segunda-feira (22), entre os 25 vereadores da atual legislatura de Campos dos Goytacazes e o Prefeito Wladimir Garotinho (PP), foi confirmado que o Projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) será levado a votação na quarta-feira (24), indicando que a novela está se encaminhando para seus capítulos finais.
Após o encontro, que aconteceu na sede da Prefeitura, tanto Wladimir quanto o Presidente da Câmara Marquinho Bacellar (Solidariedade) ressaltaram a importância do consenso entre os poderes Executivo e Legislativo.
“A prefeitura entendeu que, para esse desfecho ser positivo, tinha que ceder em alguns pontos. A Câmara também entendeu que tinha que ceder em alguns pontos. Algumas coisas, realmente, não eram possíveis de serem feitas. Mas para o bem da cidade, a LOA será votada na quarta-feira”, declarou o prefeito.
“Nós chegamos a um entendimento. Ambos esticaram a corda demais, tanto executivo quanto legislativo. A gente entendeu que nem tudo era possível. A gente entendeu também que alguns pontos foram possíveis, depois de muita discussão da nossa procuradoria e da nossa controladoria. Avançamos em vários pontos da LOA. No final, vocês vão ver que a população ganhou”, afirmou Marquinho.
Na quarta-feira, também haverá uma audiência pública onde serão publicizadas para a população os pontos que serão alterados no projeto.
O que é a LOA?
A LOA é um tema central para o planejamento e execução das ações do município. Ela detalha quanto dinheiro será usado em diferentes áreas, como saúde, educação, segurança, obras públicas, e muitas outras. Isso é importante porque o governo precisa saber de onde virá o dinheiro (arrecadação de impostos, por exemplo) e como ele será distribuído para atender às necessidades da sociedade.