Um dos principais pontos turísticos de Quissamã, o canal Campos /Macaé, no trecho entre Machadinha e o Centro, está recebendo a continuidade do serviço de limpeza periódica de vegetação invasora aquática da superfície.
O vice-prefeito Marcelo Batista e o secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Luiz Carlos Fonseca acompanharam o serviço nesta segunda-feira (19).
“Quissamã conta com um grande potencial e corpos hídricos que garantem o sustento a agricultores, pescadores, além do turismo responsável. Para manter essa qualidade são desenvolvidas ações contínuas de preservação”, destacou Marcelo Batista.
A limpeza é resultado de uma parceria do Município com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade – SEAS, com a aplicação do Programa Limpa Rio.
O Programa tem por objetivo realizar a manutenção e limpeza dos leitos e margens de corpos hídricos no estado do Rio de Janeiro. O serviço consiste na retirada de sedimentos destes corpos, com a destinação ambiental correta.
A Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, mantém o serviço constantemente no trecho na área do município.
Na realização da limpeza do Canal Campos/Macaé está sendo utilizada uma máquina escavadeira hidráulica long reach para remoção das plantas, garantindo a qualidade da água e sua fluidez.
“O canal Campos/Macaé é preservado em Quissamã, sendo importante para a pesca, agricultura e turismo. Estamos em constante vigilância dos níveis dos canais e lagoas do município, com o caráter preventivo para atuar em casos de abertura ou limpeza, e demais solicitações da população”, avaliou Luiz Carlos Fonseca.
Fonte: Ascom Quissamã