Coordenadores regionais, agentes locais, entre outros representantes do governo municipal que atuam nos mais de 4 mil km2 do município, participaram de uma reunião nesta quarta-feira (06), no auditório da Prefeitura para capacitação referente à prevenção e combate à dengue.
O infectologista Charbell Kury informou que o gabinete de crise será realizado quinzenalmente, com o objetivo de fazer um chamamento de mobilização popular.
Os objetivos são aumentar a capacidade do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de combater o mosquito por meio do aumento de agentes de endemias, capacitações e uso de inseticida, além de dar assistência ao paciente e capacitação as médicos
A convocação da reunião foi feita pela Secretaria Municipal de Governo – órgão que faz a integração do poder público com a população -, reunindo as secretarias de Saúde, de Serviços Públicos e o CCZ.
A reunião se deu em virtude da preocupação do governo com a epidemia da dengue que se instala no município.
ESTATÍSTICA
A Secretaria Municipal de Saúde informa que, do dia 01 de janeiro até 29 de fevereiro, foram notificados 1.788 casos de dengue, entre confirmação laboratorial e clínico epidemiológico. Também há 28 casos de chikungunya. Não há caso de zika.
A secretaria esclarece que, em período epidêmico, a confirmação laboratorial deixa de ser o critério principal para fechar o diagnóstico da doença, adotando-se o clínico epidemiológico, como tem sido feito no município desde o dia 23 de fevereiro, mediante a transmissão sustentada da arbovirose.