A Câmara Municipal de São Fidélis aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (13), a cassação do mandato do prefeito Amarildo Alcântara (SD). Ele é suspeito de envolvimento em um esquema de desvio de verbas do Fundo de Previdência dos Servidores Municipais. O vice-prefeito, José William (PL), assume o cargo de prefeito da cidade até o final do mandato, em 31 de dezembro de 2024.
Além de Amarildo, seus familiares também são investigados na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga um rombo de R$ 1 milhão no Fundo de Previdência dos Servidores Municipais. Em janeiro deste ano, a CPI do “Fundão” convocou parentes do prefeito, incluindo a primeira-dama do município, para depor na Câmara. Essa é a primeira vez na história da “Cidade Poema” que o mandato de um prefeito é cassado.
Os nove vereadores do município consideraram que houve omissão de Amarildo na prática de atos da competência do Executivo e negligência, configurando crimes de responsabilidade. Agora, cabe ao Presidente da Câmara de São Fidélis, vereador Carlos Rogério da Silveira, comunicar à Justiça Eleitoral o resultado da votação e a nova composição do Executivo municipal.