Dengue: Campos ultrapassa 4 mil casos da doença

Na 11ª Semana Epidemiológica de 2024, que compreende os meses de janeiro, fevereiro e de 1º a 16 de março, o município registrou 4.441 notificações da doença

Por Daniel Carlos

Foto: César Ferreira

A Prefeitura de Campos dos Goytacazes, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou, nesta segunda-feira (18), a atualização dos casos de dengue e outras arboviroses registrados até a 11ª Semana Epidemiológica de 2024, que compreende os meses de janeiro, fevereiro e de 1º a 16 de março. De acordo com a base de dados monitorados pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SUBVS), foram registradas 4.441 notificações para dengue, entre confirmação laboratorial e clínico epidemiológico. Já chikungunya foram 117. Não há registro de zika. 

Além das notificações de casos, o município iniciou a investigação de um óbito, registrado no sábado (16), por suspeita de dengue grave. Trata-se de um paciente de 64 anos que deu entrada no Hospital São José (HSJ) no mesmo dia do óbito. Amostras para exames laboratoriais serão encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (LACEN/RJ).

Na estratificação mensal, os casos de dengue ficaram assim: em janeiro foram 838; fevereiro 2.413 e, em março, até o momento, 1.190. Para chikungunya foram 46 casos em janeiro, 48 em fevereiro e 26 em março.

O município decretou epidemia no dia 1º de março em virtude do aumento contínuo do número de notificações das doenças. A partir do decreto, foram estabelecidas novas medidas de enfrentamento e combate à doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Também foi criado o Gabinete de Crise da Dengue e outras Arboviroses, com reuniões quinzenais, sempre às quartas-feiras, às 9h, com transmissão online e convocação pelo Diário Oficial do Município. A próxima reunião está prevista para o dia 20 de março.

Fonte: Ascom Campos

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS