Escola estadual em Campos promove encontro de estudantes intercambistas

Jovens estrangeiros compartilharam suas experiências pelo mundo com alunos do Colégio Estadual Constantino Fernandes

Por Daniel Carlos

Foto: Divulgação

Muitas curiosidades e conhecimento, numa troca de vivências e informações de vários locais do mundo. Nesta terça-feira (16), em uma iniciativa especial, o Colégio Estadual Constantino Fernandes, no Parque Benta Pereira, em Campos dos Goytacazes, Região Norte Fluminense, realizou o seu ‘Intercâmbio Cultural’, com a presença de jovens que já rodaram o mundo e puderam apresentar um pouco de suas experiências em viagens e expedições.

Os estrangeiros Lotta Tiemeier, Sakari Tuomas e Stanislav Kašpar, de 17 anos, e Eleonore Poswick, de 18 anos, estudantes de nível médio, que fazem parte do Programa de Intercâmbio de Jovens do Rotary e já passaram por diversos países como Alemanha, Bélgica, Finlândia e República Tcheca, dividiram um pouco de suas experiências com os jovens campistas e fizeram com que os alunos fluminenses já se imaginassem conhecendo o mundo.

“É bem legal ver pessoas de outros países, conhecer novas culturas e outras línguas. E tudo aqui na nossa escola, em Campos. Está sendo muito divertido conhecê-los e aprender com todas as aventuras que eles já viveram”, comentou Eduarda Mendonça, de 17 anos, aluna da 2ª Série do Ensino Médio.

Na oportunidade, os visitantes descreveram as atividades desenvolvidas durante o período de intercâmbio, compartilhando experiências culturais e sociais vivenciadas nos diversos países visitados. Para a diretora da unidade, Cátia Valéria C. Viana da Silva, esse tipo de contato é muito importante para a formação dos estudantes.

“Está sendo maravilhoso receber um evento desse nível em nossa escola. É a primeira vez e, se depender de mim, serão multiplicados por muitas vezes. Há uma troca de informações, aprendemos muito com eles, e eles também ficam conhecendo muito da nossa cultura. Uma aula diferente sobre esses países que muito nos encanta”, destacou a diretora, que está na escola há 19 anos.

Durante a visita, os quatro intercambistas também contaram detalhes de suas vivências acadêmicas e deram dicas sobre cultura, organização financeira, moradia, alimentação e particularidades de suas viagens. Para Amanda Passalini, diretora pedagógica da Regional Norte Fluminense da Seeduc-RJ, esse movimento estimula os jovens estudantes da rede.

“Isso que estamos vendo aqui é muito importante para nossos alunos, aqui de Campos, pois é uma troca intensa, à medida que eles também podem mostrar aos visitantes estrangeiros um pouco de nossa cultura e recebem muitas informações deles também. Isso aguça o desejo deles, de conhecer novos países, de estudar cada vez mais, de conseguir um futuro melhor, aqui ou fora do Brasil. Parabenizo a iniciativa da escola”, declarou Amanda Passalini.

Todos ficaram encantados com a ação, e com a certeza de que esta convivência entre os estudantes é uma maneira de ampliar os conhecimentos sobre outras culturas de forma prática e leve, a partir de experiências de jovens como eles.

“É fantástico conhecer outras culturas aqui na nossa escola. É um evento que nos mostra a história de outros lugares. Muito interessante e especial”, concluiu o aluno Fábio Augusto Maurino da Silva, de 17 anos, que cursa a 2ª Série do Ensino Médio.

Fonte: Ascom GOV RJ

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS