SOS Coração conquista terceiro lugar na 4ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde

O encontro, que está em sua segunda etapa, aconteceu nesta quinta-feira (25), na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na capital fluminense

Por Lyandra Alves

Foto: Guilherme Giró/Divulgação

O município de Campos conquistou o terceiro lugar na 4ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems-RJ e IdeiaSUS Fiocruz com a apresentação do projeto SOS Coração, feita pelo secretário de Saúde, Paulo Hirano. O encontro, que está em sua segunda etapa, aconteceu nesta quinta-feira (25), na sede da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na capital fluminense.

“A mostra nos permitiu evidenciar que Campos está entre os primeiros municípios do Estado nas práticas de saúde. Apresentamos aqui o SOS Coração, uma das nossas grandes bandeiras que atende não só a Campos, mas a Região Norte do Estado. Este é o nosso propósito. A nossa missão é cuidar das pessoas e salvar vidas. Até agora foram cerca de 250 pacientes salvos em um ano. Agradecemos a todos que participaram da implantação e execução do projeto. Parabéns ao prefeito Wladimir Garotinho que sonhou e acreditou que era possível. Está aqui o sonho realizado”, comemorou Paulo Hirano.

Com a vitória, Campos vai ganhar uma Curadoria em Saúde do IdeiaSUS-Fiocruz por um ano, terá o trabalho publicado em um livro oficial e vai receber um vídeo com a participação. Além disso, o secretário recebeu um troféu e os certificados de participação e de colocação. Outra conquista é que o município será um dos oito a representar o Estado do Rio no 38º Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde. O evento acontecerá em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, entre os dias 30 de junho e 3 de julho de 2024.

O prefeito Wladimir Garotinho também comemorou a premiação. “Mais uma ótima notícia para a nossa cidade. O SOS Coração, criado pelo nosso governo, foi premiado hoje pela Fiocruz como o terceiro melhor projeto de saúde pública implementado no estado do Rio de Janeiro. Foram mais de 100 projetos avaliados e o SOS Coração está no pódio, recebendo o terceiro lugar. Queria aqui agradecer à toda a equipe que se dedica e trabalha diariamente salvando vidas nesse projeto tão importante. Foram mais de 100 projetos inscritos e o SOS Coração foi vitorioso e o troféu está vindo junto com o secretário de Saúde para Campos, para ficar à mostra para todos nós”.

O projeto foi elogiado pelos comentaristas e julgadores. “Se os usuários de plano de saúde podem ter este atendimento imediato, por que os usuários do SUS não podem ter este mesmo atendimento? Achei a experiência interessante e importante porque deixou de ser um serviço só eletivo e passou a ser disponível a qualquer hora que houver necessidade de uma intervenção imediata para salvar vida”, frisou Maria da Conceição de Souza Rocha, vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro.

Na etapa inicial da mostra estadual foram selecionados 106 projetos, entre eles o SOS Coração. Na primeira etapa foram classificados 24 projetos que foram apresentados nesta quinta-feira, onde Campos alcançou o terceiro lugar. A 4ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde Cosems RJ e IdeiaSUS Fiocruz é uma realização do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro e a Plataforma Colaborativa IdeiaSUS Fiocruz.

SOBRE O SOS CORAÇÃO

O projeto SOS Coração é desenvolvido há mais de um ano pela Secretaria de Saúde e já salvou, até a última terça-feira (23), 250 pessoas. O objetivo é oferecer atendimento rápido e eficiente aos pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio (IAM). Para isto, a intervenção deve ocorrer nas duas primeiras horas após a entrada dos pacientes nas unidades de urgências e emergências do município. O atendimento imediato reduz em 50% o índice de óbitos por infarto.

“O fato de ter sido considerada a terceira melhor prática de saúde do Estado, entre os 106 projetos selecionados, vem corroborar a excelência da qualidade assistencial no município de Campos dos Goytacazes”, disse Paulo Hirano

Fonte: PMCG

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS