O Governo Municipal de Campos dos Goytacazes (RJ) enviou um ofício ao Ministério dos Transportes com as reivindicações em razão da decisão do Governo Federal em promover a repactuação de concessão da BR 101. Em março deste ano, o município já havia encaminhado ofício à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A rodovia tem, no trecho concedido, cerca de 300 quilômetros, dos quais 124 quilômetros situam-se no município de Campos e, desses, cerca de 30 quilômetros passam pela área urbana.
Dentre as reivindicações está a inclusão, no novo contrato, da duplicação do trecho urbano da rodovia entre a Avenida Estilac Leal, em Guarus, e a Rua Espírito Santo, correspondendo a dois quilômetros de extensão, eliminando a antiga situação caótica do trânsito em sentido duplo na ponte federal General Dutra, que causa grandes atrasos e riscos aos usuários.
Também é um pleito a duplicação das faixas de rolamento em um trecho de 1.200 metros, entre o km 64,1 (Rua Rocha Leão) e km 65,3 (acesso ao Shopping Boulevard) e entre o km 67 e o km 68 (futura interseção com Avenida Nossa Senhora do Carmo, em vias de implantação pela Prefeitura), bem como a duplicação das faixas de rolamento no trecho entre o novo acesso à Ponte Alair Ferreira e o Aeroporto Bartolomeu Lisandro.
Fonte: PMCG