BAND FM CAMPOS

Campeão olímpico de vôlei pelo Brasil, Pampa morre de câncer aos 59 anos

Ex-jogador estava internado lutando contra a doença desde março

Por Daniel Carlos

Foto: Reprodução

Morreu na manhã desta sexta-feira (7), em São Paulo, aos 59 anos, o ex-jogador de vôlei André Felippe Falbo Ferreira, o Pampa. Campeão olímpico pelo Brasil em 1992, ele estava internado na UTI do Hospital Beneficência Portuguesa desde março e teve complicações pulmonares causadas por uma reação à quimioterapia para tratar o linfoma de Hodgkin, um câncer do sistema linfático. 

Pampa era natural de Recife e ganhou seu apelido ainda no início da carreira. A força de sua cortada foi comparada pelos outros jogadores ao coice de um cavalo pampa, raça muito tradicional no Brasil.

Dentro de quadra, atuou em times brasileiros, como Palmeiras e Suzano, e também no exterior, onde defendeu as camisas de Lazio e Napoli na Itália. Também se aventurou no Japão, onde defendeu o Nec/Osaka. 

Em 1992, Pampa fez parte do time do Brasil que ganhou o ouro nas Olimpíadas de Barcelona. Na época, ele era reserva do time, mas entrou em momentos importantes durante a conquista, como no disputado jogo com a Argélia, ainda na primeira fase, quando marcou três pontos seguidos no terceiro set. Quatro anos antes, também havia representado a Seleção nos Jogos de 1988, em Seul, na Coreia do Sul.

Desde que se aposentou, ele passou a dedicar-se à política e à administração pública, mas sempre ligado ao esporte. Trabalhou no Ministério do Esporte entre 2000 e 2002, e foi Secretário de Esportes da cidade de Suzano (SP) entre 2007 e 2010. Entre 2013 e 2015 foi Secretário de Esportes de Campos (RJ) e, em seguida, assumiu a Superintendência Estadual de Esportes do Estado de Pernambuco.

*Com informações do site O Dia

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS