BAND FM CAMPOS

Municípios do estado do RJ recebem capacitação para fiscalização de indústrias de água mineral

Treinamento acontece para fiscais de vigilância de municípios que possuem envasadoras de água mineral natural

Por Daniel Carlos

Foto: Nickolas Abreu (Divulgação-SES/RJ)

A coordenação de Vigilância e Fiscalização de Alimentos (COOVFA) da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) está realizando nesta semana a Capacitação de Boas Práticas para Industrialização e Comercialização de Água Mineral Natural e de Água Natural para os municípios que possuem envasadoras de água. O treinamento, que acontece em Nova Friburgo, em parceria com o Sebrae, conta com a participação de 55 fiscais de vigilância de cidades como Cachoeiras de Macacu, Campos dos Goytacazes, Engenheiro Paulo de Frontin, Guapimirim, Macaé, Nova Friburgo, Piraí, Rio de Janeiro, Rio das Ostras, Teresópolis, Três Rios e Santa Maria Madalena com o objetivo de aprimorar a ação das equipes de fiscalização municipais baseada no risco sanitário das empresas do ramo de água mineral.

Para Werner Ewald, coordenador da COOVFA, esses encontros são importantes para aproximar a Secretaria das demandas dos municípios, troca de experiências e alinhamento das ações. 

“A comercialização de água requer muitos cuidados e responsabilidades por meio das normas técnicas regidas pela ANVISA. Nosso trabalho aqui é  fazer uma avaliação técnica conjunta aos municípios, que são os responsáveis pela fiscalização, e muitas vezes surgem dúvidas e questionamentos de como fiscalizar as empresas envasadoras de água”, ressaltou.

Humberto Rodrigues, coordenador de Vigilância Sanitária de Nova Friburgo, aprovou a capacitação realizada no município.

“Muitas vezes a importância da água mineral só é lembrada em grandes catástrofes e enchentes, quando precisamos de outras fontes. Esse encontro reforça a importância de como precisamos ter responsabilidade durante as fiscalizações”, destacou. 

Durante a capacitação, as equipes de fiscalização responderam um questionário sobre as normas que as envasadoras precisam seguir para atuarem na comercialização da água mineral, e acompanharam apresentações sobre captação de água, condução, armazenamento, recepção e higienização de embalagens, envase e demais itens do Anexo I da Resolução RDC 173/06 da ANVISA.

Além da equipe da coordenação de Vigilância e Fiscalização de Alimentos (COOVFA), participou da capacitação na última terça-feira (11), o chefe do serviço de outorga da Agência Nacional de Mineração (ANM), Willians Carvalho.

Nesta quarta-feira (12), aconteceu o encerramento da capacitação com a apresentação do Guia de Análise de Risco de Água Mineral, elaborado pela equipe da COOVFA para os fiscais de vigilância municipais. 

Fonte: Ascom GOV RJ

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS