O sucesso da LER, no Píer Mauá, pode ser visto na cara de felicidade e realização de cada um dos visitantes. No segundo dia do festival literário, alunos e professores da rede estadual do Rio de Janeiro aproveitaram para adquirir novas obras, utilizando os mais de 130 mil vales-livros distribuídos pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc-RJ), com créditos que variam de R$ 50 a R$ 100. Além das compras, eles visitaram o estande da secretaria, que possui atrações como vídeo 360° e mesas interativas para educação especial.
“Nós acreditamos muito nas possibilidades da leitura. Estamos muito felizes com a certeza do sucesso desse projeto. Alunos e professores terão oportunidades maravilhosas e veremos a literatura fluir da melhor forma possível. Sempre digo e repito: ler abre portas e transforma vidas”, afirmou Myrian Medeiros, subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas da Seeduc.
A LER é um movimento literário inovador, com o foco na exposição e na troca de conhecimento, que promove o encontro de todos os agentes que fazem parte da cadeia produtiva do livro. O grande objetivo é despertar a paixão pela leitura, oferecendo diversas atividades em diferentes linguagens. Ao todo, são mais de 1.600 artistas e escritores participando do evento.
Escritor, líder indígena e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Ailton Krenak destacou que o festival é um incentivo aos hábitos de escrita e leitura.
“Estar celebrando em torno da Língua Portuguesa, a literatura que se produziu ao longo de nossa história de fricções e de imaginário, para mim é um presente”, disse o imortal, que foi um dos palestrantes do segundo dia de evento.
Até esta sexta-feira (28), o público pode se divertir com experiências inovadoras em espaços como o ‘Lord of The Quiz’, que testa os conhecimentos gerais dos jovens, com assuntos como quadrinhos, filmes, séries e livros. No total, o evento tem mais de 100 palcos. Um dos destaques é o estande da Seeduc, com atrações interativas.
“Estou adorando. Vim com meus amigos. Essa é uma oportunidade muito especial para nós, alunos de escola pública. Ter o prazer de conhecer professores tão talentosos, tão inspiradores, é incrível”, comentou Marcele Alecrim, aluna da 3ª série do Colégio Estadual Barão do Rio Branco, de Japeri, Baixada Fluminense.
Fonte: Ascom GOV RJ