BAND FM CAMPOS

CCO de Campos é comparado ao monitoramento de país de primeiro mundo

Na sala onde atuam os agentes de monitoramento há um grande painel com dezenas de imagens de câmeras monitoradas em tempo real

Por Daniel Carlos

Foto: Divulgação

O Centro de Controle Operacional (CCO), que funciona no Boulevard Shopping, amplia ainda mais o monitoramento da cidade com 240 câmeras para coleta de imagem padrão, de longo alcance, visão panorâmica, reconhecimento facial e leitura de placas de veículos. Um sistema 24 horas, reunindo segurança urbana e trânsito, numa estratégia de agilizar e qualificar o monitoramento, vigilância e atendimento à população.

Na sala onde atuam os agentes de monitoramento há um grande painel com dezenas de imagens de câmeras monitoradas em tempo real. Trata-se de uma visão panorâmica e privilegiada que chamou a atenção do titular da 146ª Delegacia de Polícia (Guarus), o delegado Carlos Augusto Guimarães.

“Para a Polícia Civil, o Centro de Controle Operacional é muito salutar com relação a investigação de delitos, sejam de trânsito, patrimoniais e até mesmo contra a vida. Essas câmeras são mais subsídios para eventuais investigações, solucionar casos em que pessoas imputam responsabilidades às outras. Essa é uma nova realidade em Campos, que se compara com país de primeiro mundo. Em Portugal, conheci algumas polícias, e na Guarda Nacional Republicana (GNR) verificamos que existe um sistema muito similar ao de Campos, com tecnologia de primeiro mundo, com câmeras que gravam em tempo real, que pegam placas alfanuméricas, de reconhecimento facial. Então, este centro só vem a somar e otimiza o nosso trabalho”, disse o delegado.

De acordo com a titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), Juliana Buchas, o CCO será utilizado para coleta de provas de eventuais crimes. “Como diz o ditado: contra provas, não há argumentos. Se a gente tem imagens e provas, facilita o nosso trabalho, além da importância de dar sensação e real segurança à população”, comentou.

Segundo o comandante do 6º Comando de Policiamento de Área (CPA), coronel Luiz Octávio, “o Centro de Controle Operacional é uma excelente iniciativa do poder público e irá ajudar muito o nosso trabalho na prevenção, em possíveis ocorrências de combate à criminalidade, além de implementar de forma mais eficiente o nosso planejamento”, disse.

Também participaram da cerimônia de inauguração o comandante da Polícia Ambiental, coronel Rodrigo Ibiapina, o comandante da 2ª Companhia de Infantaria, o capitão Anderson Costa; o titular da 134ª Delegacia de Polícia (Centro), o delegado Alexandre Netto; a titular do 6º Departamento de Polícia de Área (DPA), a delegada Natália Patrão; e o comandante do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), tenente-coronel Gustavo Lestayo.

Fonte: Ascom Campos

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS