A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) promoveu, na manhã desta quarta-feira (24), a cerimônia de posse dos membros do Conselho Municipal de Turismo (ComTur). A solenidade aconteceu na Câmara Municipal.
O órgão foi criado através de lei municipal 862/2023 e prevê a participação de representantes do poder público municipal, da sociedade civil e da iniciativa privada para propor diretrizes para políticas públicas voltadas para o setor, além de ter caráter fiscalizador. Entre os membros estão a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e empresários do ramo gastronômico e hoteleiro.
“É gratificante demais dar este importante passo, graças ao empenho da prefeita Francimara Barbosa Lemos. Através do ComTur, vamos abrir mais portas, além de avançar e fazer ainda mais pelo turismo são franciscano. Sem dúvidas, hoje é um dia muito especial”, afirmou o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Júnior Junqueira.
O secretário destacou iniciativas desenvolvidas, como parcerias com o Governo do Estado e Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense (Cidennf). Ele lembrou ainda que nesta semana o município recebe a visita de representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para avaliar a nomeação de SFI como Geoparque.
Paralelamente, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Alexandre Barrão, destacou que a criação do ComTur é “um sonho que se torna realidade”. “Com o ComTur, teremos a oportunidade de fazer ainda mais por este setor tão importante, que será alavancado através de diversas ações”, garantiu.
Também presente, o diretor de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Cidennf, Cristiano Berenger representou a presidente do órgão e prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco. Ele parabenizou o município pelo “gigante passo dado em prol do desenvolvimento turístico”.
Berenger citou os pontos e atrativos turísticos de SFI, o que foi ressaltado ainda pelo representante da Convention Bureau, Ricardo Menezes. Ele pontuou sobre “a cadeia produtiva mobilizada pelo setor de turismo e o potencial de crescimento da cidade”.
Fonte: Ascom SFI