A Prefeitura, por meio da parceria entre a Secretaria de Obras e infraestrutura de Campos e a Secretaria de Estado de infraestrutura e Obras Públicas, avança com a execução das obras do Programa Bairro Legal no Parque Saraiva, em Goitacazes, na Baixada Campista.
As obras já atingiram mais de 80% do projeto. As ruas foram escavadas e receberam galerias para drenagem das águas pluviais (águas das chuvas) e também receberam a construção de galerias em tubos em PVC e elevatórias para coleta de esgoto sanitário. A maior parte das ruas já está concluída a construção da base e sub-base e já estão pavimentadas e com as calçadas construídas de forma padronizada.
Um profundo e extenso canal, com cerca de 1.000 metros de extensão e profundidade média de quatro metros, foi construído no entorno do bairro para receber todo o volume de água das galerias de todas as ruas, que será direcionado ao Canal Coqueiros, que deságua na Lagoa Feia.
Outros bairros do distrito recebem obras do Programa Bairro Legal
As obras do Programa Bairro Legal, que dotam os bairros de infraestrutura e melhoram a qualidade de vida dos moradores, estão sendo realizadas também em outros bairros do subdistrito de Goitacazes, como Parque Real, Bugalho e Vila Romana. O projeto integrado de infraestrutura Bugalho e Vila Romana demanda investimentos da ordem de R$ 16.893.906,42, com prazo de execução de 12 meses, a partir de junho, em área total de 27.735,40 metros quadrados de construção.
Principais benefícios das obras do Bairro Legal
Além da mudança do aspecto do bairro, moradores e comerciantes destacam a valorização dos imóveis, porque as obras puseram fim aos transtornos causados tanto no período de chuvas, com lama e transbordamento das fossas, quanto na estiagem, com a poeira intensa. A finalização das obras do Programa Bairro Legal se dá com o tratamento paisagístico, que implica no plantio de mudas de árvores apropriadas nas calçadas, e com a pintura das pistas e instalação de placas da sinalização viária.
Fonte: PMCG