São João da Barra participou do “8º Salão do Turismo: Conheça o Brasil”, que aconteceu de 8 a 11 de agosto no Riocentro, no Rio de Janeiro. Na oportunidade foram discutidos por atores públicos, privados e do terceiro setor (turismo receptivo) temas como sustentabilidade, participação na COP 30, investimentos no turismo nacional e acessibilidade.
O município estava presente na área destinada ao Rio de Janeiro e apresentou as riquezas culturais e naturais da cidade por meio de roteiros turísticos, culturais, ecológico, histórico-religioso e do artesanato. O evento foi promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), reunindo o setor e apresentando ao público o que Brasil tem de melhor para oferecer aos turistas. Cerca de 100 mil pessoas passaram pelo local.
O secretário de Turismo e Lazer de São João da Barra, Edivaldo Machado, o subsecretário, Thiago Araújo, e o secretário de Cultura, Gil Miranda, estiveram no evento. “São João da Barra tem marcado presença nesses eventos, pois entendemos que é uma oportunidade de apresentar a cidade para o Brasil. Temos potencial para ser um grande destino turístico nos próximos anos e estamos trabalhando para isso; gerar centenas de empregos e alavancar ainda mais nossa economia”, destacou Edivaldo Machado.
Durante o evento foi realizada uma reunião com o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, o coordenador de Artesanato da Setur-RJ, Cecel Vasconcelos, com representantes de São João da Barra: técnico da Secretaria de Turismo e Lazer, André Pinto, coordenadora de Artesanato, Vania Pantoja, e a assessora da Secretaria de Comunicação Social e representante da câmara técnica de Turismo e Comunicação do Geoparque Costões e Lagunas, Gabriela Hintz. Na agenda, a emissão da Carteira Nacional emitida pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e incentivos para o turismo.
“O secretário Tutuca atendeu nossa reivindicação e deverá enviar uma equipe ao município para realizar o processo de validação da Carteira Nacional emitida pelo PAB. A prioridade será dos artesãos participantes da Casa do Artesão Sanjoanense e da Associação Alcimar Simões Bongosto, que já passaram pelo processo de curadoria interna. A estimativa é que nesta primeira etapa sejam cadastrados 70 artesãos”, explicou Vania Pantoja.