Ideb 2023: Campos supera meta dos anos iniciais

O Ideb, divulgado a cada dois anos, é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb)

Por Lyandra Alves

Foto: César Ferreira/PMCG

Nesta quarta-feira (14), o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, o principal indicador da qualidade da educação no país. O município de Campos dos Goytacazes alcançou 5,4 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano), superando a meta estabelecida para o município pelo primeiro ciclo do indicador (2007-2021). Nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), Campos atingiu 4,2 pontos, ficando abaixo das metas do indicador.

O Ideb, divulgado a cada dois anos, é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Em 2021, foram estabelecidas as metas para o país. Quanto maior o desempenho dos alunos e maior o número de alunos aprovados, maior será o Ideb.

Vale ressaltar que Campos adota o modelo de Aprovação Automática, aprovado pelo Conselho Municipal de Educação (CME), em colegiado, como parte do Plano Municipal de Recomposição e Recuperação de Aprendizagens para o biênio 2022-2023. A aprovação automática significa que os alunos seguem para o próximo ano letivo, mesmo que não tenham atingido as notas mínimas exigidas em todas as disciplinas. A medida visa combater a cultura do fracasso escolar, garantir a não evasão e corrigir distorções idade-série intensificadas durante o período pandêmico. Contudo, isso pode levar a resultados considerados artificiais no Ideb, pois os índices podem não refletir fielmente a aprendizagem efetiva dos alunos.

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS