O Centro de Educação Ambiental Prata Tavares (CEA) comemorou nesta quinta-feira (15) o Dia Interamericano da Qualidade do Ar. Durante o evento, 32 alunos do Ciep Maestro Villa Lobos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre a conscientização de preservar a qualidade do ar na área urbana e o combate à poluição. Além de participarem de uma palestra, os estudantes, de 8 a 13 anos, conheceram os projetos do CEA, o Jardim Sensorial e o viveiro de produção de mudas frutíferas e nativas.
“A importância e objetivo sobre o evento é de despertar a atenção da população em geral sobre a qualidade do ar e causas de danos também ao clima, à produção de alimentos, à biodiversidade e aos ecossistemas. Apesar de todos esses fatores problemáticos, através do monitoramento é o primeiro passo de uma gestão ambiental mais eficiente”, disse o coordenador ambiental do CEA Prata Tavares, Júlio Carlos da Silva Junior.
A palestra sobre poluição e a qualidade do ar na área urbana foi ministrada pela bióloga especialista em Educação Ambiental, Jailma Barcelos Manhães Gomes. “Foi uma troca de experiências muito legal, em que levei várias questões sobre a poluição do ar e a qualidade do ar na área urbana, como a importância da arborização, da utilização do transporte público como meio alternativo para evitar a emissão de gases, tratamento dos resíduos sólidos e orgânicos. Foi tratado sobre o assunto da preservação dos nossos recursos hídricos, onde citamos nosso único recurso, que é o Rio Paraíba do Sul. Os alunos, em contrapartida, contaram suas experiências trabalhadas na escola, como o projeto Reciclar na Rede sob a coordenação de Isis Vivório, assim também como o plantio de árvore no projeto mini arborizadores. Muito importante levar a Educação Ambiental para nossas escolas, sabendo que nossos alunos são os maiores multiplicadores de todas as informações e experiências trocadas durante os encontros”, comentou.
Fonte: PMCG