Com o tema “Produção de Leite: da ordenha à industrialização”, a Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, realizou mais um Dia de Campo. A capacitação aconteceu nesta sexta-feira (23), na Associação de Produtores de Leite (Abravoleite), em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), através do Laboratório de Tecnologia de Alimentos (LTA); a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj); o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (Senar-RJ) e o Sindicato Rural de Campos.
Durante o evento, os produtores rurais participaram de três palestras e tiveram a oportunidade de aprender sobre as melhores práticas para garantir a qualidade do leite, da ordenha ao processo de industrialização e sua comercialização.
´´Para a agricultura, os Dias de Campo são instrumentos importantes da capacitação do produtor rural, dos operadores do sistema agrícola, e o governo municipal criou um programa chamado CapacitaAgro Campos, e tem periodicamente feito eventos dessa natureza. A gente fez sobre boi vivo, já fizemos sobre café, junto com parceiros do Sindicato Rural, estamos fazendo esse aqui hoje sobre leite, vamos fazer um sobre pastagem degradada, e vários outros treinamentos e capacitações que a Prefeitura faz, ou parceiros do agronegócio da agricultura campista fazem, principalmente do Sindicato Rural e Senar. É muito importante para nós´´, afirmou o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior.
Uma das palestras foi ministrada pela engenheira de alimentos e professora do LTA/Uenf Luana Pereira de Moraes, que abordou as “Boas práticas na produção do leite”. “Essa ideia do Dia de Campo foi a partir de um projeto pré-aprovado que é financiado pela Faperj, em que nós vamos acompanhar a qualidade do leite da região no sentido de orientar, conversar, informar sobre a necessidade de boas práticas de produção e boas práticas de manejo. Hoje eu estou sendo convidada para falar um pouquinho sobre essas boas práticas”, explicou.
Além de Luana, a zootecnista Patrícia Reis de Morares abordou o “Controle de qualidade de produtos lácteos” e a médica veterinária da Secretaria de Agricultura, Gleiciane Pimentel, falou sobre as “Oportunidades de comercialização: programa governamentais (Programa de Aquisição de Alimentos e Programa Nacional de Alimentação Escolar)”.
O produtor Francisco Assis destacou a importância da capacitação. “Eu acho que é uma necessidade que a localidade aqui precisa, porque o pessoal está naquela mentalidade de antigamente, de como a pecuária funcionava. E mudou muito. Hoje existem muitas outras novas técnicas que os pecuaristas podem utilizar. Um Dia de Campo como esse, a Prefeitura disponibilizando as pessoas capacitadas para fazer isso, é muito importante”, disse.
O Dia de Campo faz parte do programa CapacitaAgro, que tem como objetivo capacitar produtores rurais com diversos cursos, de forma que possam aprender ou aprimorar o conhecimento sobre novas técnicas e aplicá-las nas propriedades rurais, desenvolvendo cada vez mais as boas práticas na produção agrícola.
Fonte: PMCG