Campos mais arborizada. Elaborado pela Prefeitura, por meio da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente, o projeto Via Verde, custeado com recursos oriundos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, vai viabilizar o plantio de 2.187 árvores de espécies nativas da Mata Atlântica em 30 vias do município, totalizando 25 km de área plantada.
O projeto será executado por uma empresa de Minas Gerais, vencedora da licitação feita pela Prefeitura. Vão ser plantadas 21 variedades de espécies de árvores nativas, a exemplo de Pau Brasil, Sapucaia, Angelim, Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Araçá, Canela Ferrugem e a Palmeira Jerivá. Entre as vias beneficiadas estão Avenida Alberto Lamego, Arthur Bernardes, Nilo Peçanha, Petrópolis, XV de Novembro, Zuza Mota, além de canteiros do município.
No último dia 15, segundo o diretor técnico da Subsecretaria de Meio Ambiente, Carlos Ronald, tiveram início a marcação e a abertura dos locais de plantio na Avenida Arthur Bernardes. “Eles iniciaram os trabalhos no antigo Trevo do Índio e estão seguindo pela Arthur Bernardes”, disse ele.
O subsecretário de Meio Ambiente, René Justen, explicou que as vias que receberão as árvores foram definidas após estudo técnico, a fim de cobrir grande parte da malha urbana, considerando a área de circulação e de ligação entre as regiões da cidade, abrangendo bairros em ambas as margens do Rio Paraíba do Sul.
“O impacto positivo desse plantio será sentido de imediato. As árvores plantadas serão de porte médio, em torno de dois metros de altura e já frondosa. A população sentirá a tranquilidade que o paisagismo propõe, além do controle de absorção de partículas poluentes. A arborização urbana atenua as emissões de carbono”, afirmou.
Fonte: PMCG