O Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA) e o Programa NeuroAção realizaram um evento especial nesta quarta-feira (28) na Cidade da Criança, com o objetivo de fortalecer o aleitamento materno, especialmente entre mães de bebês prematuros. A iniciativa, que faz parte da programação do “Agosto Dourado” do PAISMCA, contou com a participação de profissionais especializados e ofereceu orientações sobre os cuidados com os recém-nascidos, além de esclarecer dúvidas sobre a amamentação.
O encontro teve como foco principal a promoção e o apoio ao aleitamento materno, principalmente para aqueles bebês que necessitam de cuidados especiais. “Essas rodas de conversa sempre são muito ilustrativas. As médicas são muito tranquilas e calmas, explicam e dão exemplos. Então, as mães sempre participam muito, tiram dúvidas e perguntam sobre o que não compreendem”, destaca Rosiane Ribeiro, diretora do Programa NeuroAção.
A dentista do PAISMCA, Luciana Santos Barbosa, ressalta que o objetivo do evento foi alcançado com sucesso. “A abordagem de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e à introdução alimentar saudável está totalmente alinhada com a missão do serviço, que visa o desenvolvimento integral das crianças”, disse Luciana.
A prematuridade e a segurança alimentar foram os temas centrais do evento deste ano. “O bebê prematuro apresenta diversas necessidades e a equipe do serviço trabalha para promover seu desenvolvimento neurobiológico adequado”, explicou Luciana, ainda enfatizando a importância da proteção do aleitamento materno e alertando para os perigos de palpites de terceiros e do uso de bicos artificiais.
Para atender às diversas necessidades das mães, o evento contou com a participação de profissionais especializados em diferentes áreas, como fonoaudiologia, nutrição, odontologia e fisioterapia. “Foi realizado um workshop com especialistas para orientar e esclarecer dúvidas das famílias sobre o cuidado com seus bebês. O tema deste ano para o Agosto Dourado é ‘Preencher Lacunas e Apoiar as Famílias em Qualquer Local e em Qualquer Situação'”, completou Luciana.
Fonte: PMCG