Seeduc promove seminário do programa ‘Alfabetiza RJ’ em Campos dos Goytacazes

A iniciativa faz parte das diversas ações promovidas pela secretaria para melhorar a qualidade da alfabetização das crianças no estado

Por Rodolfo Augusto

Foto: Weslley Barbosa - Seeduc-RJ

A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ) realizou, nesta terça-feira (03/08), o seminário ‘Análise de Resultados’ no Colégio Estadual Doutor Thiers Cardoso, no município de Campos dos Goytacazes, Região Norte do estado. O encontro teve como objetivo apresentar a ferramenta de análise dos resultados da Avalia RJ, no âmbito do Regime de Colaboração de Assistência Técnica, para os secretários dos municípios de Cardoso Moreira, Carapebus, Campos dos Goytacazes, Italva Varre saí, Lages do Muriaé, São João da Barra, São Francisco do Itabapoana, São Fidelis e Porciúncula. A iniciativa faz parte do programa ‘Alfabetiza RJ’, que reúne diversas ações promovidas pela pasta com o objetivo de melhorar a qualidade da alfabetização das crianças no estado.

O ‘Alfabetiza RJ’ reforça o comprometimento de proporcionar educação de qualidade e alfabetização para todas as crianças, ao lado dos municípios fluminenses, tendo por base cinco eixos: gestão e governança, formação de profissionais de Educação, infraestrutura física e pedagógica, reconhecimento de boas práticas e sistemas de avaliação. Esta ação vai trabalhar com a promoção da comunicação e o enfrentamento das desigualdades educacionais (regionais, socioeconômicas, raciais ou de gênero), dando foco às necessidades dos professores e dos estudantes.

´´Esse encontro é de suma importância para a melhora do ensino nestes municípios, já que a partir da avaliação e do acompanhamento resultados, as escolas criam estratégias diferenciadas, como uma ação de reforço escolar diferenciado´´, destacou a subsecretária de Planejamento e Ações Estratégicas, Myrian Medeiros, sobre como é fundamental que os municípios tenham acesso aos índices.

O coordenador de Ciência de Dados da subsecretaria de Planejamento e Ações Estratégicas, Ângelo Damaceno Hottz, destacou a importância de os municípios saberem os seus resultados para buscar a melhora dos índices da educação. 

´´A apropriação dos resultados em avaliações externas por parte das redes municipais de ensino se torna essencial para a promoção de educação pública de qualidade, fomentando uma igualdade de oportunidade para todos os estudantes. Além disso, é fundamental que as definições ao nível municipal estejam orientadas a indicadores para que os esforços sejam empreendidos no sentido de reverter cenários´´, disse o coordenador. 

O programa integra o ‘Compromisso Criança Alfabetizada’, que tem como meta garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, conforme previsto na meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE).

Fonte: PMCG

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS