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Eleitos para a 15ª edição do Parlamento Juvenil da Alerj recebem capacitação presencial

O programa é realizado em parceria com a Secretaria de Educação

Por Luana Clara

Foto: Gabi Argolo

A capacitação presencial dos jovens parlamentares juvenis da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) eleitos para participar da 15ª edição do Parlamento Juvenil começou nesta terça-feira (3). Coordenado pelo deputado estadual Danniel Librelon (REP), o programa é realizado em parceria com a Secretaria de Educação (Seeduc). Nesta semana, a equipe do PJ ainda vai percorrer os municípios de Guapimirim e Três Rios.

As aulas tiveram início pela regional Sul Fluminense onde as capacitações aconteceram em dois municípios. Na terça-feira, a equipe do PJ esteve no Colégio Estadual Presidente Roosevelt em Volta Redonda. Nesta quarta-feira, o encontro foi no Colégio Estadual Roberto Montenegro em Angra dos Reis.Nesta quinta (5) e sexta-feira (6), acontecerão as capacitações da regional Serrana I
terão dois pontos de encontro em cidades diferentes. Na quinta, a capacitação será

realizada para os estudantes que escolheram assistir às aulas em Guapimirim e na sexta, em Três Rios.  

Segundo Librelon, essa foi uma estratégia realizada para que os parlamentares juvenis não tenham dificuldades no acesso aos locais onde serão realizadas as aulas. Ele também reforçou a importância das capacitações presenciais.

“As capacitações presenciais do Parlamento Juvenil da ALERJ são uma oportunidade única para os jovens aprofundarem seus conhecimentos sobre o funcionamento do legislativo e a importância da participação cidadã. Em cada encontro, buscamos não apenas transmitir informações, mas também inspirar e engajar esses jovens líderes a serem agentes de mudança em suas comunidades”,apontou.

Gestora do projeto, a advogada Natália Toledo frisou que o objetivo das aulas é fortalecer a consciência política.

“O que o PJ espera é que esses encontros com os jovens parlamentares sirva para estimular o desenvolvimento de habilidades que serão valiosas para sua formação pessoal e profissional, bem como para o desenvolvimento do Projeto de Lei que será apresentado na Semana Parlamentar. Estamos empolgados com o impacto positivo que essas capacitações têm gerado e com o potencial transformador que cada jovem participante carrega”, frisou.

A professora Ana Paula Aguiar é a responsável pela ministração do conteúdo que inclui, noções de Direito Constitucional, Função e Competências dos Três Poderes, Administração Pública, Oratória e Comunicação Assertiva para o Parlamentar Juvenil.


Sul Fluminense

Dulcilene Rosa da Silva Diretora adjunta do Ciep 347 Dr. Jorge Miguel Jayme de Resende, disse que houve uma verdadeira mobilização para divulgar o Parlamento Juvenil na escola.

“Ficamos extremamente felizes por termos sido escolhidos para representar o município de Resende. Isso tem um impacto significativo, especialmente no aprendizado e no conhecimento. A participação das nossas alunas é fundamental, e a capacitação presencial foi essencial. O conhecimento que elas adquiriram será crucial, não apenas para ajudá-las ao longo do processo, mas também para que se engajem mais ativamente em suas comunidades e até mesmo cobrem ações dos nossos vereadores.”, destacou.

Representando o município de Porto Real, a estudante Marcela Restier Santos, de 16 anos, contou que sua motivação para participar do PJ foi observar uma amiga que foi eleita parlamentar na edição passada.

 “Achei incrível a oportunidade que ela teve de apresentar um projeto de lei que pode ser aprovado na Alerj, e quem sabe até se transformar em uma lei. Aproveitei o momento de conhecimento para esclarecer minhas dúvidas sobre como tudo funciona, entender melhor as leis, e conhecer parlamentares da região. Consegui alcançar esses objetivos e agora estou ansiosa pela Semana Parlamentar”, comemorou.

O aluno do Colégio Estadual Almirante Álvaro Alberto, Fábio Borges dos Santos, de 17 anos, vai representar o município de Paraty. Ele contou que as aulas na capacitação presencial superaram as expectativas.

“Eu estava ansioso para aprender um pouco mais sobre o projeto e também sobre o Direito, tivemos contato com conteúdo sobre legislações e aprendi a como estruturar o meu projeto de lei. Foi melhor do que eu esperava”, destacou.

Fonte: Alerj

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