BAND FM CAMPOS

Cláudio Castro sanciona lei e cria Política Estadual de Prevenção ao Abandono e Evasão de Cursos Técnicos e Universidades

Texto prevê diretrizes para estimular permanência estudantil nas instituições de ensino

Por Luana Clara

Foto: Divulgação

A população do Rio de Janeiro passa a contar, a partir de agora, com a Política Estadual de Prevenção ao Abandono e Evasão de Cursos Técnicos e Universidades. A iniciativa é prevista pela Lei 10.495/24, sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada nesta sexta-feira (06.09) no Diário Oficial. A norma estabelece diretrizes que ajudarão a implementar a nova política, como o desenvolvimento de programas e parcerias entre órgãos públicos, sociedade civil e organizações sem fins lucrativos.

Além disso, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação(Secti) e a Faetec criarão um manual (fluxograma) para diminuir a evasão dos alunos, assegurando sempre que a base vem da Educação.

“A educação é transformadora e por meio dela é que é possível o desenvolvimento profissional e pessoal. A evasão nos cursos técnicos e universidades têm implicação direta no desenvolvimento econômico e social do nosso estado. Por isso, estamos empenhados no combate à evasão, implementando ações e oferecendo todo o suporte necessário para que o ambiente oferecido nas instituições seja cada vez mais atrativo e acolhedor para os estudantes”, declarou Cláudio Castro.

As diretrizes incluem, entre diversas medidas, a implementação de ações de assistência e permanência estudantil, em especial nas áreas de transporte, alimentação e moradia; atividades que promovam a integração entre os estudantes e fortaleçam seus laços com a instituição; e o desenvolvimento de currículos complementares que integrem a educação tecnológica e atendam às demandas pedagógicas.

A Política Estadual de Prevenção ao Abandono e Evasão de Cursos Técnicos e Universidade prevê ainda o estímulo à participação dos alunos nas decisões acadêmicas e a realização de atividades de integração entre a instituição de ensino e o entorno social, visando à aproximação da comunidade e ao fortalecimento dos laços de pertencimento dos estudantes à escola ou universidade.

Fonte: GovRJ

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS