A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia continua promovendo o projeto Seduct na Escola, visando contemplar as unidades da área rural e mais afastadas do Centro da cidade com serviços e programas de diferentes setores. O objetivo é garantir um ensino público de qualidade e igualitário a todos os alunos da rede municipal de ensino, independentemente de sua localização. As ações englobam programas da área de meio ambiente, literatura, educação quilombola, reciclagem e ciência.
De acordo com a secretária de Educação, Tânia Alberto, nessa quarta-feira (18), os alunos da Escola Lions I, do Parque Santa Rosa, participaram de uma Roda de Conversa com a equipe da Educação do Campo, Diversidade e Quilombola; enquanto os alunos da Escola Dr. Luiz Sobral, do Jardim Carioca, fizeram uma visita ao Centro de Educação Ambiental (CEA) no Calabouço.
“No CEA, eles participaram de uma oficina de mudas. O espaço é riquíssimo e possui cerca de cinco mil metros quadrados de área, com viveiro, pomar, lago, auditório, banheiros e muita área verde. É um local maravilhoso para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem”, disse Tânia.
A diretora pedagógica da Secretaria, Viviane Terra, acrescentou que, nesta quinta-feira (19), os estudantes da Escola Municipal Maria Lúcia, do Turfe Clube, receberão a Biblioteca Volante Goiabada com Chuvisco; os alunos da Escola Lídia Leitão de Albernaz, do Parque Cidade Luz, irão ao CEA; e os alunos da E.M. Instituto Profissional São José receberão a palestra “Reciclar é a Solução”.
Na sexta-feira (20), o caminhão do projeto Viajando na Ciência vai estacionar na Escola Alayr Bernardes Pereira, de Brejo Grande; e a Biblioteca Volante vai beneficiar a Escola Wilmar Cava Barros, no Jóquei. Além disso, os alunos da E.M. Getúlio Vargas farão um passeio ao Morro do Itaoca, neste dia. No sábado (21), haverá um mutirão de Limpeza no Lagamar, em Farol, envolvendo as Escolas Cláudia Almeida e Farol de São Tomé.
“O Seduct na escola é uma estratégia para democratizar o acesso aos recursos e oportunidades oferecidos pelos projetos ‘Viajando na Ciência’, ‘Goiabada com Chuvisco’ e ‘Reciclar na Rede’. Com essa ação, a Secretaria de Educação visa garantir que todos os estudantes, inclusive os da zona rural, tenham acesso a uma educação de qualidade. A ideia é que cada escola sirva como um ponto de encontro, irradiando conhecimento e promovendo a integração entre as unidades escolares da região, especialmente as mais distantes da área urbana”, informou Viviane.
Nesta semana, outras unidades também foram contempladas, como a Escola Alicério Ribeiro da Silva, de Canto do Rio (Tocos), com o Viajando na Ciência, na segunda-feira (16); e a Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, em Farol, que recebeu, na terça-feira (17), a visita de monitoramento escolar da Educação do Campo, Diversidade e Quilombola. No mesmo dia, a palestra “Reciclar é a Solução” foi ministrada na Escola Presidente Castelo Branco, da Pecuária.
Próxima semana:
23/09 — Viajando na Ciência > E.M. Tarcílio Siqueira Cordeiro – Beira do Taí/São Sebastião
23/09 — Biblioteca Volante Goiabada com Chuvisco > E.M. Coronel Antônio Batista – Santo Amaro
24/09 — Formação em Educação Escolar Quilombola e Comunidades Tradicionais na E.M. Maria Antônia Pessanha Trindade
24/09 — Limpeza na margem do Rio Paraíba (Coroa) > E.M. Castelo Branco
25/09 — Visita de Monitoramento à E.M. Manoel Gonçalves > Estrada dos Macacos, Dores de Macabu
25/09 — Limpeza na margem do Rio Paraíba (Lapa) > E.M. Instituto Profissional São José
26/09 — Visita à Pequena África > RJ (EduCampo e Diversidade)
26/09 — Visita ao Centro de Educação Ambiental > E.M. Prof. Sebastiana Machado da Silva
27/09 — Viajando na Ciência > E.M. Padre João Norberto da Costa Lima – Morangaba
27/09 — Biblioteca Volante > E.M. Olavo Saldanha – Bela Vista
30/09 — Viajando na Ciência > E.M. Antônio de Souza Rodrigues – Coqueiro de Tocos
30/09 — Visita ao Aterro Sanitário de Conselheiro Josino > E.M. Dr. Luiz Sobral
30/09 — Biblioteca Volante > E.M. Manoel Simões de Rezende – Carvão
Fonte: PMCG