BAND FM CAMPOS

Seduct convida docentes a participarem da Ferramenta de Autodiagnóstico de Saberes Digitais

A ferramenta é on-line, gratuita e elaborada pelo Ministério da Educação (MEC)

Por Luana Clara

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) está convidando os educadores da rede municipal de ensino a participarem da Ferramenta de Autodiagnóstico de Saberes Digitais Docentes.

Trata-se de uma ferramenta on-line, gratuita, elaborada pelo Ministério da Educação (MEC), que consiste em um questionário autodeclaratório que auxilia professores da educação básica, ensino fundamental e médio a identificar seus saberes digitais para o uso de tecnologias digitais na prática pedagógica.

Para participar, basta acessar a Plataforma AVAMEC. (https://avamec.mec.gov.br/#/autodiagnostico)‌

De acordo com a secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, Campos já vem ofertando desde 2021 diversas formações nesta área e está atenta à Política de Inovação Educação Conectada (Lei no 14.180/2021) e à Política Nacional de Educação Digital (Lei no 14.533/2023).

‌“A Prefeitura de Campos criou a Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem); o projeto Tô Lig@do!, que promove educação e inclusão digital; ofertou tablets para alunos e chromebooks para profissionais; implantou laboratórios de informática, de robótica, de ciências e de matemática nas unidades. Ou seja, demos um grande salto na área de ciência e tecnologia e nossos profissionais já vêm sendo preparados para esse novo tempo, eles já estão sendo capacitados, o que mostra que estamos no caminho certo”, declarou Tânia.

A ação do MEC visa atender aos objetivos da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Decreto no 11.713/2023); criar condições para apoiar as secretarias no planejamento de formação continuada; favorecer o autodesenvolvimento dos professores, estimulando a reflexão sobre sua didática enquanto sujeitos atuantes, conforme as necessidades de seu contexto social e educacional.‌

Após responder ao questionário, cada professor receberá uma devolutiva individual sobre seu desenvolvimento, além de orientações e sugestões de cursos autoinstrucionais, disponíveis no AVAMEC, que incentivam o protagonismo no seu desenvolvimento profissional.

As informações coletadas pela ferramenta também permitirão que as secretarias de Educação (municipais e estaduais) tenham acesso a um relatório sobre a situação atual da rede, auxiliando na identificação das necessidades de formação e no apoio ao desenvolvimento dos docentes.

A explicação detalhada da ferramenta pode ser acessada via YouTube do Ministério da Educação.

Fonte: PMCG

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS