Últimos dias para tomar a gotinha contra paralisia infantil em São Fidélis

Unidades de saúde terão horário estendido para atualização vacinal

Por Rodolfo Augusto

Foto: Ascom SF

Unidades de saúde de São Fidélis irão estender o horário de funcionamento até às 20h em dias e locais programados. O Corujão da Saúde tem o objetivo de facilitar os pais e responsáveis a atualizarem as cadernetas de vacinação das crianças.


Seguindo a determinação do Ministério da Saúde, a vacina VOP, conhecida como gotinha contra a paralisia infantil, não será mais aplicada nesse formato e será substituída gradativamente em todo o país a partir do dia 04 de novembro. Na cidade, a partir do dia 27 de setembro, 6ª feira, já não poderá mais ser aplicada. O imunizante será substituído pela VIP, em versão injetável, respeitando o calendário vacinal.
O Corujão da Saúde em São Fidélis funcionará nos seguintes dias e locais:
24/09, 3ª feira – Clínica da Família, Coroados I e Pureza
25/09, 4ª feira – Centro, Pureza e Chatuba
26/09, 5ª feira – Coroados II e Penha

Por que a gotinha será substituída?


Segundo o Ministério da Saúde, a decisão foi baseada em critérios epidemiológicos, evidências científicas sobre a vacina e recomendações internacionais para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro.
Atualmente as crianças recebem três doses da VIP: aos 2, 4 e 6 meses; e duas doses de reforço da gotinha (VOPb), aos 15 meses e aos 4 anos de idade.
A partir de 4 de novembro, com a gotinha deixando de ser utilizada, será necessária apenas uma dose de reforço com a VIP, aos 15 meses de idade, de modo que o esquema vacinal será:
• 2 meses – 1ª dose
• 4 meses – 2ª dose
• 6 meses – 3ª dose
• 15 meses – dose de reforço

Fonte: Ascom SF

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS