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Seeduc debate futuro da Educação no II Encontro de Educadores do Século 21

Evento na Casa Firjan conta com palestras, painéis e oficinas, apresentando reflexão sobre práticas e ideias inovadoras

Por Luana Clara

Foto: Divulgação

Um momento especial para se pensar na Educação do futuro. Esse foi o grande objetivo do II Encontro de Educadores do Século 21, realizado na Casa Firjan, nos dias 27 e 28 de outubro, com a participação de nomes como Sonia Guimarães, Chico Soares, Luciano Meira, Bárbara Carine, Kaká Werá e Frei Betto. Os desafios atuais e as tendências foram debatidos sempre com um foco central nos professores e nas suas experiências. A secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, esteve presente na abertura, abordando a importância de ações e ideias inovadoras na área.

“Os educadores vivem uma evolução contante. Não queremos uma inteligência artificial que nos substitua, ou, principalmente, que substitua o conhecimento que nós temos que prestar sempre aos nossos estudantes. Nós queremos uma inteligência artificial que corrobore com as nossas práticas diárias e que possa nos facilitar no âmbito da aprendizagem”, afirma a secretária.

A iniciativa foi organizada em torno de seis eixos temáticos. São eles: Transformação Digital, Abordagem STEAM, Sustentabilidade, Metodologias Ativas e Temas Transversais, abordando a urgência em encontrar caminhos para temas contemporâneos como saúde mental e clima escolar no dia a dia da prática docente. Estas pautas proporcionaram a troca de experiências sobre novas práticas educativas entre instituições e profissionais de educação.

“Em um cenário onde as transformações são constantes, a preparação para o futuro depende de dois pilares fundamentais: o aprendizado contínuo e a inovação. No campo educacional, essa interseção se torna ainda mais crucial, pois o desenvolvimento de novas competências deve caminhar lado a lado com o avanço das práticas e tecnologias”, destacou Maria Isabel Oschery, gerente de inovação empresarial da Casa Firjan.

Desde 2023, a Casa Firjan tem promovido debates inovadores que conectam profissionais da educação em níveis nacional e regional, incentivando a troca de experiências e a adoção de novas práticas educativas. Esta iniciativa, que conta com palestras, painéis e oficinas, faz parte do portfólio Firjan Sesi para Educadores, que visa à formação continuada e à reflexão sobre práticas inovadoras na educação.

“A educação é um dos grandes desafios brasileiros hoje, seja pela necessidade de alcançarmos melhores resultados em qualidade e equidade, seja pelas inovações tecnológicas e novas demandas sociais que se somam ao contexto neste século 21. Para fazermos frente a esses desafios, a formação continuada dos profissionais de Educação é, sem dúvida, um fator dos mais relevantes”, comenta Luiz Césio Caetano, 1º vice-presidente e presidente eleito da Firjan.

O II Encontro de Educadores do Século 21 faz parte do programa da Firjan Sesi Formação para Educadores, que tem como público-alvo educadores, profissionais e gestores da área de Educação, estudantes de licenciatura, pedagogia e áreas afins, colaboradores de escolas, universidades e instituições de ensino do setor privado e público.

“Discutir educação sempre é precioso, uma verdadeira oportunidade de inovação. E é por isso que a equipe da Secretaria de Educação está aqui, para acompanhar esta discussão, nesse espaço que é um verdadeiro portal do conhecimento. Temos aqui, na Casa Firjan, uma extensão de conhecimento da rede, na medida que o empreendedor tem conhecimento técnico, tecnológico, para o comércio, para a indústria, acontece uma primazia aqui na casa, e os nossos estudantes precisam estar preparados para esse futuro”, concluiu Roberta Barreto.

A educação sempre foi, e sempre será, o motor de desenvolvimento de cidades, estados e países. Precisa se transformar de forma permanente, tendo em vista os grandes desafios da sociedade. Assim, o objetivo do portfólio é a promoção de debates inovadores entre os educadores, considerando o contexto nacional e regional, e a troca de experiências sobre novas práticas educativas entre instituições e profissionais de educação.

Fonte: GovRJ

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