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SAMU de Campos realiza mais de 2 mil atendimentos em três meses de funcionamento

A iniciativa, que integra oito municípios, busca oferecer um atendimento ágil e eficiente para casos de urgência e emergência

Por Rodolfo Augusto

Foto: PMCG

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Campos completou três meses de funcionamento no mês de setembro, tendo realizado mais de 2 mil atendimentos na região. A iniciativa, que integra oito municípios, busca oferecer um atendimento ágil e eficiente para casos de urgência e emergência.

Segundo o subsecretário de Regulação em Saúde, Arthur Borges, o primeiro passo foi a criação da central de regulação, que já está em funcionamento. “A partir daí, iniciamos a descentralização das ambulâncias, buscando um tempo de resposta mais adequado”, disse Arthur.

Nos três primeiros meses de operação, o SAMU de Campos realizou 2.359 atendimentos. Foram recebidos chamados clínicos, obstétricos, pediátricos, psiquiátricos e traumáticos. Sendo os atendimentos clínicos os mais realizados com 1.711 atendimentos, representando 72% do total.

Atualmente, o serviço conta com bases avançadas nos hospitais Geral de Guarus (HGG) e São José, além de ambulâncias com um técnico de enfermagem e motorista para fazer os atendimentos de menor complexidade no Hospital Ferreira Machado (HFM), nas Unidades Pré-Hospitalares (UPH) de Travessão, Ururaí e Baixa Grande.

O subsecretário ainda destacou novos avanços que serão implementados. “O consórcio está finalizando o processo de licitação para a contratação de recursos humanos, o que permitirá a expansão dos serviços e a otimização do atendimento”, explicou Arthur.

A meta da Prefeitura é ampliar a cobertura do SAMU em Campos, com a criação de novas bases e a aquisição de mais equipamentos. A ideia é garantir um atendimento de qualidade para toda a população, reduzindo o tempo de resposta em casos de urgência e emergência.

“O SAMU é um serviço essencial para a saúde da nossa população. Com a sua implantação, estamos oferecendo um atendimento mais rápido e eficiente para quem mais precisa”, concluiu o subsecretário.

Fonte: PMCG

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