Secretaria de Agricultura celebra o Dia Internacional das Mulheres Rurais

Cerca de 33 mil mulheres exercem atividades no setor agrícola fluminense

Por Rodolfo Augusto

Foto: GOV-RJ

O Dia Internacional das Mulheres Rurais é celebrado nesta terça-feira, 15 de outubro. A data celebra as mulheres que desempenham um papel fundamental na produção de alimentos. A Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA), enaltece a presença da mulher no agro, que é indispensável para o processo na produção agrícola. Segundo dados da Emater-Rio, o estado do Rio de Janeiro conta com cerca de 33 mil mulheres atuando na atividade rural.

A Secretaria de Estado de Agricultura visando incentivar a presença feminina no campo, investe em ações de fomento agropecuário através dos programas da pasta. O Agrofundo é direcionado ao produtor rural e disponibiliza empréstimos a juros de 2% ao ano para quem quer impulsionar seu negócio.

´´O protagonismo da mulher no agronegócio fluminense tem crescido nos últimos anos. Aos poucos, elas vão conquistando espaço e demonstrando competência para atuar no ramo. É preciso reconhecer a importância que a mulher tem na comunidade em que se encontra inserida. A competência feminina é vista em todos os processos do agro, contribuindo para o desenvolvimento do setor com visão estratégica, atenção aos detalhes e novos estilos de gestão´´,destaca Dr. Deodalto, secretário de Agricultura.  

Em um ambiente tradicionalmente masculino, nos últimos anos as mulheres vêm deixando de ser espectadoras no processo de desenvolvimento sustentável do agro e têm se tornado protagonistas, não só de suas histórias. Milhares de mulheres têm mostrado a força do feminino em pequenas, médias e grandes propriedades, bem como em diversas associações e cooperativas.

Para exemplificar a força das mulheres rurais, as irmãs Silvanea e Marilza Medeiros, atuam na olericultura há mais de 30 anos e encontraram na agricultura familiar, uma forma de gerar renda para sua família. Produzem couve flor, brócolis, tomate, salsa, alface, coentro e alho poró em seu Sítio em Nova Friburgo. Comercializam seus produtos no Ceasa e na Região dos Lagos.

´´Fico honrada de poder representar as mulheres rurais neste dia tão especial para nós. É muito importante ser mulher rural porque a mulher rural é guerreira e forte! Quero parabenizar todas as nossas companheiras, produtoras não só do nosso município, mas de todo estado´´,relata Silvanea Medeiros, produtora rural.

De acordo com a Emater-Rio, elas estão presentes em diversas frentes na agricultura fluminense: pecuária e criação de outros animais (54,2%), horticultura e floricultura (17,8%), produção de lavouras temporárias (15,4%), produção de lavouras permanentes (11,4%), dentre outros.

´´As mulheres têm se tornado cada vez mais presentes na atuação e na produção agrícola do estado.  Uma força motriz que impulsiona essa produção a níveis maiores a uma grande produção. E a esse companheirismo e profissionalismo, a gente vê o quão é importante a mulher. Parabenizo todas as mulheres por esse dia tão especial´´,ressalta Martinho Belo, supervisor local da Emater-Rio Nova Friburgo.

O agro é sim, lugar de mulher! Na luta pelos seus direitos, as mulheres já percorreram um longo caminho até aqui. Mas ainda há muito o que ser conquistado e a força feminina no campo vem mostrando isso nos últimos anos. O número de mulheres atuantes vem crescendo no setor agrícola. Essas conquistas são consideradas um avanço porque a presença feminina não era tão percebida no passado. As mulheres agricultoras são produtivas e empreendedoras.

Encontro da Mulher Rural de Nova Friburgo

Dia 25 de outubro, acontecerá o 31º Encontro da Mulher Rural que será realizado no Nova Friburgo Country Clube. A Emater-Rio em parceria com a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento de Nova Friburgo promovem a festividade.  O evento que já está no calendário das mulheres do campo do município dentro das tradições do setor rural. O intuito do encontro é valorizar, engrandecer, fortalecer e elevar a autoestima destas mulheres que fazem a diferença. Empoderar e conscientizar estas mulheres da importância dos seus trabalhos levando a elas um dia de lazer, cultura, beleza, saúde, palestras, dentre outras ações, a valorização do campo estimulando a permanência no campo de famílias estruturadas e saudáveis valorizando a cultura e a história local.

Para solicitar o empréstimo, entre em contato com os escritórios locais da Emater-Rio ou pelo seguinte e-mail: agrofundo.rio@gmail.com.

Fonte: GOV-RJ

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS