Reforma da UPH de Travessão avança com melhorias estruturais

Após a conclusão das obras, a unidade será transformada na Clínica da Família, com um novo modelo de atendimento

Por Luana Clara

Foto: PMCG

A Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Travessão, localizada na região Norte de Campos, está passando por uma ampla reforma, com foco na melhoria e expansão das instalações. A obra, gerenciada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), tem como objetivo modernizar a unidade e ampliar a capacidade de atendimento. Após a conclusão das obras, a unidade será transformada na Clínica da Família, com um novo modelo de atendimento que vai oferecer serviços de saúde mais amplos e especializados.

As intervenções incluem a construção de uma nova fachada, ampliação da recepção e das áreas de circulação. Além disso, está sendo criada uma estrutura para receber duas ambulâncias, dobrando a atual capacidade de atendimento de emergências. Contudo, com o avanço das obras, será necessário realocar temporariamente os atendimentos para outras duas unidades na região de Travessão, permitindo que a reforma interna seja realizada de forma completa. No entanto, ainda não há previsão definida para essa realocação.

Segundo o operacional projetista da FMS, Nilson Tavares, as obras estão ocorrendo inicialmente na área externa, sem interferir nas atividades diárias da unidade. “Já concluímos a parte estrutural e de alvenaria, e agora estamos na fase de emboço. O próximo passo seria a execução do contrapiso e a finalização dos acabamentos, mas isso depende da liberação da área existente, que só será possível com o remanejamento dos atendimentos para outros locais. Ao contrário de outras unidades maiores, como o Hospital Ferreira Machado, Travessão não possui áreas livres para realocação interna, o que dificulta a continuidade das obras dentro da unidade”, explicou Nilson.

A nova expansão contará com três recepções independentes, uma para atendimento pediátrico, outra para atendimento adulto e uma terceira para vacinação, todas com salas de espera específicas para cada público. Essa separação é considerada um dos grandes diferenciais do novo projeto, que busca evitar aglomerações e melhorar o fluxo de pacientes.

A diretora de Gestão das UPHs, Bruna Vassimon, ressalta a importância dessas mudanças para a qualidade do atendimento prestado à população. “Estamos promovendo uma reestruturação que vai garantir mais conforto e segurança para os pacientes. Com a criação de recepções independentes para pediatria, atendimento adulto e vacinação, conseguiremos organizar melhor o fluxo, inclusive emergencial e ambulatorial, que acontece na unidade por ser mais distante da área central, evitando aglomerações e proporcionando um ambiente mais seguro e eficiente para todos”, destacou.

As obras ainda preveem a criação de um isolamento dentro da unidade, além de melhorias nas enfermarias masculina, feminina e pediátrica. A expectativa é que, com a conclusão da reforma, a UPH de Travessão esteja preparada para oferecer um atendimento ainda mais qualificado à população local e das localidades vizinhas, com mais infraestrutura e conforto.

Fonte: PMCG

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS