Palestrantes de renome nacional vão estar presentes nas próximas aulas do Módulo VII da Formação: a professora Mariza Abreu e o presidente nacional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino-RS (Undime) e professor, Alessio Costa.
No dia 22 de outubro, a professora vai abordar estratégias práticas para a gestão escolar contribuir na redução das desigualdades de aprendizagem em atendimento à habilitação da complementação do Valor Aluno Ano Resultado (VAAR). Essas palestras serão realizadas pela Subsecretaria de Gestão Orçamentária e Financeira, com apoio da Escola de Formação de Educadores Municipais (Efem).
A assessora especial da Subsecretaria de Gestão Orçamentária e Financeira, Juliana Queiroga, explicou que durante a palestra a professora vai, ainda, orientar para a elaboração do Plano de Gestão Escolar, considerando as competências do gestor para a melhoria dos resultados da aprendizagem.
“A palestrante possui comprovada e vasta experiência profissional na área de gestão escolar, atuando como consultora e/ou assessora nos principais órgãos e organizações públicos de atuação direta nas políticas públicas de educação, tais como: Confederação Nacional dos Municípios (CNM); União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino-RS (Undime); Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Fundo Nacional de Educação (FNDE), Conselho Nacional de Educação (CNE), entre outros”, disse Juliana.
Já o professor Alessio vai ministrar a palestra no dia 29 deste mês, abordando sobre a importância do papel do gestor escolar e o envolvimento dos profissionais da educação no cumprimento das Condicionalidades I, II e III, na complementação dos recursos financeiros do VAAR/Fundeb. Ele vai falar ainda sobre o processo de eleição do gestor e a importância da atuação de toda comunidade escolar, bem como a relação desses tópicos com o cumprimento das condicionalidades e dos indicadores que habilitam o município a receber a complementação VAAR. Outro tópico vai ser sobre as fontes de financiamento da Educação.
O professor é mestre em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Federal do Ceará (2007); especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará (1997); bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (1993). Atualmente, é professor do Curso de Administração da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e do Ensino Técnico Profissional da Secretaria da Educação do Estado do Ceará; secretário Municipal da Educação de Ibaretama/ CE; vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e membro do Fórum Nacional de Educação. Atuou como Conselheiro da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (2016-2020).
Juliana explicou que chamar esses palestrantes de renome nacional se fez necessário porque com a nova lei do Fundeb, sendo prevista a complementação VAAR, os municípios precisam estar habilitados, a partir do cumprimento de condicionalidades que apontem para a melhora dos resultados na educação, não só para melhorar os índices, a nota em si, mas indicadores que mostram que estão sendo reduzidas as desigualdades sociais e raciais.
“É preciso situar os gestores em nível municipal para ele entender que essa já é uma exigência em nível nacional. A avaliação por mérito e desempenho, o trabalho de gestão escolar pautado na Matriz Comum Nacional de Competências do Gestor Escolar, dentro das dimensões pedagógicas, relacional, pessoal, administrativo-financeira, exige estratégias práticas com foco no objetivo de atingir melhores resultados. Então, quando a gente pensou em chamar essas pessoas é para mostrar que a prática deles, o resultado que eles apresentam com uma gestão participativa, democrática, tende a trazer resultados, que podem ajudar o município na captação de recursos financeiros”, finalizou Juliana.
Fonte: PMCG