Teatro leva encantamento e diversão para crianças internadas no Ferreira Machado

Além da peça, as crianças desfrutaram de pipoca, suco e bombons. Após a encenação, elas foram convidadas a desenhar o que mais chamou atenção na história, utilizando lápis e papel

Por Luana Clara

Foto: PMCG

Na tarde desta quarta-feira (23), foi realizada, na Clínica Pediátrica do Hospital Ferreira Machado (HFM), uma ação cultural especial, que trouxe um momento de alegria e descontração para as crianças internadas. Durante 20 minutos, a atriz Luiza D’Alessandri apresentou uma adaptação teatral da história de Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, na brinquedoteca da unidade. A atividade contou com a participação ativa das crianças e de seus responsáveis, que acompanharam a apresentação.

Além da peça, as crianças desfrutaram de pipoca, suco e bombons. Após a encenação, elas foram convidadas a desenhar o que mais chamou atenção na história, utilizando lápis e papel.

Luiza D’Alessandri, que fez teatro há 20 anos e recentemente retomou sua paixão pela arte de forma voluntária, explicou a importância de levar o teatro para locais onde ele não é comumente acessado. “Eu me aposentei recentemente e resolvi voltar a fazer teatro dessa forma, de forma voluntária, levando o teatro para as pessoas que geralmente não vão ao teatro. Já fui em alguns asilos, porque acho que o texto que eu escolhi também é legal para os idosos. Ainda estou na fase de experimentação, e essa foi minha quarta apresentação”, relatou.

A atriz adaptou uma versão resumida da obra Dom Quixote, originalmente condensada por Marina Colasanti, e planeja continuar levando sua peça a outros hospitais e asilos. “Pretendo expandir essa ação e repetir em outros hospitais. Escolhi a pediatria do Ferreira Machado porque minha sobrinha já ficou internada aqui há muitos anos, então, eu queria fazer também aqui por causa disso”, afirmou.

A iniciativa foi bem recebida pelas famílias das crianças internadas. Elisângela Lima de Souza, mãe de Lorena de Souza, de 11 anos, que está internada desde o último sábado, elogiou a ação. “Eu gostei muito da iniciativa. Acho muito válido tirar a criança do momento em que ela está tão focada na doença e levar para um ambiente mágico, onde vai despertar a imaginação. É como um oásis no deserto, essa salinha que é a brinquedoteca. Que essas iniciativas continuem”, comentou.

A assistente social da pediatria do HFM, Maria da Penha, destacou a importância do teatro no desenvolvimento emocional e pedagógico das crianças. “A história dinamiza, faz a criança pensar. Dentro da brinquedoteca, que é um espaço pedagógico e psicológico, é interessante dar esse feedback para as crianças e ouvir quais histórias as motivam. O teatro desperta a criatividade e reforça valores. Isso é fundamental”, disse Maria da Penha, que trabalha há mais de dez anos no HFM.

Foto: PMCG

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS