Na tarde dessa quinta-feira (24), o Hospital São José (HSJ) reuniu 30 mulheres para uma palestra educativa sobre a prevenção ao câncer de mama, em alusão ao Outubro Rosa. A ação, organizada pela equipe de enfermagem, serviço social e ambulatório do hospital, teve como objetivo reforçar a importância do autoexame e da mamografia, tirando dúvidas e abordando preocupações das participantes sobre o tema.
A acadêmica de enfermagem da Universidade Estácio de Sá Letícia Aguiar, responsável por conduzir a palestra, explicou a importância de as mulheres estarem atentas aos sinais do câncer de mama e enfatizou o valor do autoconhecimento corporal. “Hoje falamos um pouco sobre o Outubro Rosa, que é o mês de prevenção ao câncer de mama. Embora o Ministério da Saúde não preconize mais o autoexame, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) recomenda que as mulheres conheçam seu próprio corpo. Então, reforçamos a importância do autoexame e discutimos a mamografia, que é o exame padrão de rastreamento. Muitas mulheres tiraram dúvidas sobre histórico familiar e sintomas como o mamilo invertido, o que enriqueceu bastante o nosso encontro”, disse Letícia.
Uma das participantes, Érica de Souza Cordeiro compartilhou sua preocupação ao descobrir que um de seus sintomas pode ser um sinal de alerta. “Eu tenho o bico invertido na mama esquerda, e fiquei preocupada depois que ouvi a explicação. Mas eu nasci assim, cresci assim. Depois dessa palestra, vou aproveitar a consulta que já tenho marcada e comentar com o médico”, afirmou Érica, que elogiou a iniciativa. “A palestra foi linda, maravilhosa. Estava precisando”, comentou.
O superintendente do Hospital São José, Dante Pinto Lucas, também comentou a importância de ações como essa para a conscientização da população. “Eventos como o de hoje são fundamentais para sensibilizar e informar as mulheres sobre a importância da prevenção. O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil, e quanto mais cedo for identificado, maiores são as chances de cura. Nosso hospital está sempre de portas abertas para acolher e orientar todas as pacientes que precisem de apoio”, enfatizou.
Além das orientações, as participantes receberam panfletos informativos e brindes ao final da palestra, seguidos de um coffee break.
Fonte: PMCG